Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente com eletrocardiograma mostrando ritmo sinusal com intervalo RR de 15 mm e com QRS positivo em D1 e negativo em aVF. Em aVR o QRS está isodifásico. Marque a resposta correta:

A
Apresenta hemibloqueio anterior esquerdo com eixo elétrico do QRS de +30 graus.
B
Apresenta eixo elétrico do QRS indeterminado.
C
Apresenta frequência cardíaca de 100/min com sinais de sobrecarga ventricular direita.
D
Apresenta eixo elétrico do QRS em -­60 graus.
E
Apresenta ECG compatível com doença do nó sinusal.
Um lutador de artes marciais de 38 anos sofre fratura de ambos os ossos da perna esquerda durante um golpe violento e de alta energia. Ao exame físico ortopédico, observa-se deformidade angular evidente no terço médio da perna esquerda, pulsos distais presentes e não apresenta solução de continuidade na pele. O exame radiográfico evidencia desvio em varo de 10 graus no foco das fraturas e traços transversos diafisários no mesmo nível na tíbia e na fíbula. A melhor conduta terapêutica definitiva neste caso é:
Um paciente de 60 anos é portador de doença ulcerosa péptica gástrica de longa data. Já realizou mais de 15 endoscopias nos últimos 30 anos. Apresentou um episódio de hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica há 02 anos. Há 20 dias realizou uma nova endoscopia que evidenciou uma nova úlcera pré-pilórica. A biópsia foi negativa para neoplasia e para a coloração de giemsa. Sua dosagem sérica de gastrina está normal. O paciente deseja realizar uma cirurgia com menor risco de recidiva. A melhor escolha do seu médico é:
A dosagem de FSH sérico, no 3º dia do ciclo menstrual, avalia a reserva:
Consideramos contratransferência:
Compartilhar