Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Paciente com endocardite infecciosa na válvula aórtica, em tratamento com antibiótico há quinze dias, está sem febre há oito. Subitamente, apresenta dor de forte intensidade no hipocôndrio esquerdo, seguida de febre e calafrios. A hipótese diagnóstica é:

A
úlcera duodenal perfurada.
B
infecção no local de punção venosa (flebite).
C
embolização séptica para o baço.
D
pancreatite aguda.
E
obstrução intestinal.
Paciente do sexo masculino, 47 anos de idade, com história de cirrose hepática, foi internado na enfermaria de clínica médica. Ao exame físico apresenta-se sonolento, desorientado no tempo e no espaço, com flapping. Apresenta aranhas vasculares em tronco e membros superiores, hipotrofia muscular e edema de MMII (++/4+). Ao exame físico do abdome nota-se circulação colateral, hérnia umbilical e manobra de macicez móvel positiva. Foram realizados os seguintes exames laboratoriais: albumina 2,2 g/dl; AST 110 U/l (valor de referência até 30 U/l); ALT 60 U/l (valor de referência até 30 U/l); bilirrubina total 4,1 mg/dl, TAP 45%; Na 135 mEq/L; K 3,8 mEq/L; creatinina 1,5 mg/dl; ureia 48 mg/dl. Os achados do líquido ascítico incluem 650 leucócitos/mm³ (60% polimorfonucleares); proteína total de 0,8 g/dl e albumina de 0,4 g/dl. A cultura do líquido ascítico ainda está em andamento. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os marcos do desenvolvimento infantil:
A depressão na infância e na adolescência pode representar graves riscos, incluindo o suicídio. Indique a opção NÃO associada a um sinal de depressão:
NÃO está associada à obesidade na infância e adolescência:
Compartilhar