Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente com hematêmese e melena, antecedentes de alcoolismo social e transfusões sanguíneas após acidente automobilístico. Exame físico: PA= 90X40 mmHg, FC= 140 bpm, com respiração ofegante e agitação psicomotora. Hemoglobina= 7,5g/dl. Qual a conduta imediata?

A
Solicitar endoscopia digestiva alta e pedir vaga na UTI.
B
Promover expansão volêmica e solicitar endoscopia digestiva alta.
C
Realizar lavagem gástrica com solução salina gelada.
D
Colher sorologias para hepatites B e C, e solicitar transfusão com concentrado de hemácias.
E
Passar balão pneumático gastroesofágico.
A atrofia testicular após cirurgia de hérnia inguinal é secundária a:
A rizartrose geralmente acompanha a:
Um paciente com 35 anos procura a emergência por palpitações. Constata-se no eletrocardiograma uma taquiarritmia com complexo estreito (FC = 160 bpm e PA = 140/80 mmHg). Qual o diagnóstico mais provável e qual é a conduta mais adequada?
Sobre transtornos do humor, considere as afirmativas a seguir: I. A depressão bipolar clássica é caracterizada por insônia e diminuição importante do apetite. II. A depressão unipolar costuma ter início mais tardio, apresentar melhor resposta aos antidepressivos e evoluir com menos episódios do que a depressão bipolar. III. O tratamento do transtorno bipolar II deve ser abordado com cautela, pois o uso de benzodiazepínicos pode precipitar um episódio maníaco. IV. Um episódio depressivo sem tratamento dura de 6 a 13 meses, a maioria dos episódios tratados dura cerca de 3 meses. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar