Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente com hematêmese e melena, antecedentes de alcoolismo social e transfusões sanguíneas após acidente automobilístico. Exame físico: PA= 90X40 mmHg, FC= 140 bpm, com respiração ofegante e agitação psicomotora. Hemoglobina= 7,5g/dl. Qual a conduta imediata?

A
Solicitar endoscopia digestiva alta e pedir vaga na UTI.
B
Promover expansão volêmica e solicitar endoscopia digestiva alta.
C
Realizar lavagem gástrica com solução salina gelada.
D
Colher sorologias para hepatites B e C, e solicitar transfusão com concentrado de hemácias.
E
Passar balão pneumático gastroesofágico.
Sobre os aspectos gerais da prematuridade, assinale a alternativa correta:
Augusto, 34 anos, chega à Unidade Básica de Saúde queixando-se de estar “alterado” há 08 meses. Conta que evita contato com as pessoas, sente-se totalmente desestimulado no trabalho e percebe perda das emoções e do prazer, além de déficit de atenção e dificuldade para responder perguntas. Declara que os colegas do trabalho querem ocupar seu cargo na empresa e, por isso, fazem piadas e comentários, às escondidas, da sua situação, o que o deixa mais isolado. Nítido descuido da aparência pessoal. Assinale o diagnóstico mais provável:
Escolar de 10 anos de idade, com história de tosse arrastada há mais de 3 semanas, acompanhada de cefaleia e mal-estar, além de rouquidão. Mãe não sabe afirmar se houve febre. Ao exame físico foi notado sibilância. O irmão de 14 anos apresentou quadro semelhante há 4 semanas atrás, fez uso de amoxicilina, porém sem resposta. Em relação ao quadro acima, qual seria a principal hipótese diagnóstica?
São indicações para instalação de acesso venoso central, EXCETO:
Compartilhar