Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Paciente com história de litíase renal de repetição chega ao Pronto-Socorro com dispneia. Exames de urgência mostram: sódio 135 mEq/L, creatinina 0,9 mg/dL, potássio 1,8 mEq/L, cloro 115 mEq/L, pH 7.08, PaCO2 40 mmHg, bicarbonato 11 mEq/L. Marque a alternativa correta:

A
O ânion gap do paciente está normal, devendo-se pedir um gap urinário que, se estiver positivo, indica perda de bicarbonato na urina.
B
O ânion gap do paciente está normal, devendo-se pedir um gap urinário que, se estiver positivo, indica perda de bicarbonato nas fezes.
C
O ânion gap do paciente está normal, indicando intoxicação exógena, cetoacidose diabética ou acidose láctica.
D
O ânion gap do paciente está aumentado, sendo necessário pedir o gap urinário para prosseguir na investigação etiológica.
E
Trata-se de acidose metabólica e respiratória mista, sendo que apresenta ânion gap aumentado, provavelmente por retenção de ácidos pela IRA.
Paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, iniciou há quatro dias com dispneia e palpitação durante atividades físicas habituais. É diabético em uso de metformina após o jantar. Realizou RX de tórax, cujo resultado mostrou aumento da área cardíaca. Foi aventada hipótese diagnóstica de insuficiência cardíaca. Qual a classe funcional desse paciente pela classificação da New York Heart Association (NYHA)?
Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?
Em relação aos pares cranianos e ao exame clínico do paciente, é correto afirmar:
Qual das seguintes afirmações, acerca da artropatia relacionada à colite ulcerativa, é verdadeira?
Compartilhar