Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente com história de traumatismo pós mergulho em local de pouca profundidade, com sinais de lesão medular. A fisiopatologia do choque neurogênico está relacionada principalmente com:

A
Perda dos reflexos tendinosos profundos.
B
Braquicardia.
C
Hipovolemia.
D
Diminuição da contratilidade do miocárdio.
E
Perda do tônus vascular.
Considerando que um homem de 60 anos de idade chegue a um ambulatório com queixa de hematoquezia e tenesmo, apresentando, ainda, alteração do ritmo intestinal com mucorreia eventual, julgue o item que se segue. Caso sejam encontrados, na anuscopia, mamilos hemorroidários de terceiro grau, não haverá necessidade de realização de colonoscopia.
As queixas de epigastralgia, ou desconforto abdominal alto, são comuns na prática clínica. A gravidade dos sintomas e a presença de queixas associadas a esses sintomas determinam a investigação complementar. Com base nessas informações, julgue os itens de 29 a 32. A síndrome do esvaziamento gástrico precoce (síndrome de dumping) é mais comum após a gastrectomia total ou parcial com reconstrução à Billroth II, — gastrojejunoanastomose — do que após a reconstrução à Billroth I — gastroduodenoanastomose.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da elevada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
Menino, 6 meses, há 3 dias, apresenta febre baixa, tosse seca, diminuição do apetite e dificuldade respiratória progressiva, associada à chiado no peito. Antecedentes: Peso ao Nascer = 1950 g, Capurro = 34 semanas. No período neonatal, ficou internado em oxigenoterapia (capuz por 4 dias) recebendo alta com 20 dias de vida. Não foi amamentado com leite materno e frequenta creche desde 4 meses de vida. Exame físico: T = 37,8ºC, FR = 62 irpm, FC = 156 bpm, regular estado geral, corado, hidratado, acianótico, anictérico, batimento de asa de nariz e retração subcostal, diminuição global do murmúrio vesicular, presença de sibilos e estertores subcrepitantes, em todo campo pulmonar. Bulhas rítmicas, normofonéticas, taquicárdicas sem sopros. Fígado a 4 cm da borda costal direita. Baço não palpável. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Compartilhar