Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente com insuficiência renal aguda, informa dor intensa no flanco direito com irradiação para a região inguinocrural. A hipótese mais provável para a origem dessa insuficiência renal é:

A
comprometimento tubular.
B
obstrução uretral.
C
obstrução ureteral.
D
vasculite sistêmica.
E
comprometimento glomerular.
Criança de 1 ano e 10 meses procurou a emergência pediátrica por quadro de febre, coriza, tosse e sibilância (4º episódio) iniciado há 18 horas. Mostrava-se ativa, a despeito da dispneia/sibilância. Com exceção das alterações relacionadas ao aparelho respiratório, o resto do exame físico era normal. Durante a permanência no hospital, apresentou crise epiléptica generalizada, em vigência de febre (38 °C), com duração aproximada de 5 minutos, sem recorrência ou intercorrências até o momento da alta após 36 horas do internamento pelo quadro respiratório. A mãe informou que foi a primeira crise e que a criança era saudável. Negou história familiar semelhante. Em relação ao caso acima, qual a afirmação CORRETA?
São artropatias geralmente monoarticulares:
Mulher, 18 anos, chega ao PA dizendo estar resfriada há 2 (duas) semanas. Sua principal queixa é de obstrução nasal, rinorreia amarelo-esverdeada e pigarro incômodo que a faz tossir secreção amarelo-esverdeada. Nega febre ou cefaleia. O quadro provável é de:
Assinale a INCORRETA, sobre a investigação de icterícia:
Compartilhar