Questões na prática

Ortopedia

Paciente com lombalgia, sem história de trauma, atendido no pronto-socorro, com exame neurológico normal e contratura da musculatura paravertebral. A suspeita diagnóstica mais provável se o paciente tiver, respectivamente, 10, 30 e 60 anos de idade, é:

A
espondilolise - lombalgia postural - tumor metastático.
B
escoliose - espondilolise - lombalgia postural.
C
tumor metastático - mieloma - artrite reumatoide.
D
tumor metastático - mieloma - artrite.
E
tumor de Wilms - escoliose - osteoporose.
Sobre a litíase renal/ureteral, considere as assertivas abaixo, utilizando V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) Os episódios agudos relacionados à urolitíase geralmente refletem obstrução, infecção ou ambos.; ( ) Quando o ureter é obstruído por um cálculo, a pressão no sistema coletor proximal sobe e, com distensão progressiva, o paciente experimenta dor significativa e sintomas viscerais, incluindo náuseas, vômitos e íleo paralítico.; ( ) Se o doente estiver livre de sinais de infecção (com base no exame de urina e ausência de calafrios, febre e leucocitose), pode ser tratado ambulatorialmente, desde que possa hidratar oralmente, a dor é adequadamente controlada por analgésicos orais. A sequência CORRETA é:
Paciente do sexo feminino, 33 anos, professora desde os 18 anos, comparece ao ambulatório de otorrinolaringologia com queixa de disfonia progressiva há cerca de 10 meses. Refere que a disfonia se agrava no final do dia, após o turno de trabalho. Nega álcool e tabagismo. Frente a esse caso, qual a principal hipótese diagnóstica?
Sobre o Tumor de Wilms é correto afirmar que:
Recém nascido com 3 dias de vida apresenta conjuntivite com secreção purulenta e abundante e quemose, pálpebras demaciadas, tensas conjuntiva avermelhada. O diagnóstico mais provável da conjuntivite é:
Compartilhar