Paciente com lombalgia, sem história de trauma, atendido no pronto-socorro, com exame neurológico normal e contratura da musculatura paravertebral. A suspeita diagnóstica mais provável se o paciente tiver, respectivamente, 10, 30 e 60 anos de idade, é:
João, 31 anos de idade, faz uso de altas doses de meperidina há 7 anos, apresentando atualmente critérios de Síndrome de Dependência. João iniciou o consumo desta droga recreativamente e hoje não consegue abandonar o consumo diário devido aos efeitos resultantes da suspensão da mesma. Dentre as medicações citadas abaixo, qual é a de primeira linha para o tratamento ambulatorial continuado desta Síndrome de Dependência?
Na displasia do desenvolvimento de quadril, qual manobra é usada para verificar se o quadril é luxável?
Menino, 11 anos, portador de deficiência idiopática de hormônio de crescimento (GH), repondo este hormônio há 8 meses. Refere dor em joelho esquerdo e leve claudicação, sem febre. Exame físico: ausência de sinais flogísticos articulares, com dor à abdução do quadril esquerdo. A hipótese diagnóstica é:
Paciente com 30 anos, masculino, hígido, subitamente apresenta quadro de dor abdominal em cólica, acompanhado de distensão abdominal e vômitos fecaloides. Nega qualquer intervenção cirúrgica abdominal prévia. O provável diagnóstico e o exame padrão-ouro a ser solicitado para comprovação são: