Paciente com oito meses é atendido no posto de saúde com história de febre baixa, tosse e coriza, há 48 horas. No exame físico, foi observada discreta hiperemia de membrana timpânica à direita e frequência respiratória de 41 irpm, sendo observada, ainda, discreta sibilância na ausculta respiratória. Foi prescrito amoxacilina na dose de 90mg/Kg/dia, tendo sido justificado pelo médico que o paciente estaria com otite média aguda à direita e pneumonia. Sobre este atendimento, assinale a alternativa correta:
A
Pelas normas do Ministério da Saúde/OMS, realmente o paciente apresenta o diagnóstico de pneumonia. Entretanto, a dose de amoxacilina deveria ter sido de 50mg/Kg/dia.
B
Apesar de o diagnóstico de pneumonia não estar correto, como a resistência bacteriana ao pneumococo está crescendo no Brasil e o paciente em questão é um lactente jovem, foi correto o uso de amoxacilina na dose de 90mg/Kg/dia, já que o paciente apresentava clínica de otite média aguda bacteriana.
C
O único erro observado no caso é que a discreta de hiperemia de membrana timpânica à direita não permite o diagnóstico de OMA, já que qualquer resfriado comum pode cursar com hiperemia de MT.
D
Apesar de a FR estar aumentada para idade, o que, pelas normas do MS/OMS, permite o diagnóstico de pneumonia, a presença de espasticidade implicaria a necessidade de nebulização com beta 2 e, depois, a reclassificação da FR.
E
O quadro clínico poderia ser compatível com bronquiolite viral aguda.
Outras questões
Sobre o pneumotórax podemos afirmar que: A) O sintoma mais comum do pneumotórax espontâneo é a dispneia. B) O pneumotórax espontâneo pequeno com poucos sintomas pode ser apenas monitorado e não
necessitar drenagem. C) A descompressão emergencial com agulha de um pneumotórax de tensão é executado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular. D) A toracotomia por tubo e a drenagem por selo d’água são as bases do tratamento do pneumotórax espontâneo. E) O pneumotórax espontâneo tende a recorrer com uma frequência cada vez maior após cada episódio.
Sobre deficiências de vitaminas e micronutrientes, é certo afirmar que a deficiência de:
É de suma importância para o médico entender os efeitos que uma medicação pode ter sobre outra. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os efeitos que a nicotina tem sobre as medicações.
Criança de 3 anos, trazida com história de febre, queda do estado geral e dor em membro inferior esquerdo com incapacidade de deambulação há 4 dias. Ao exame: temperatura axilar de 38,5ºC, dor intensa e impotência funcional em quadril, com atitude em flexão e palpação dolorosa de pontos articulares do quadril. O hemograma é infeccioso e a radiografia do quadril é normal. Considerando o diagnóstico mais provável, qual das condutas abaixo é mais apropriada?