Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Paciente com oito meses é atendido no posto de saúde com história de febre baixa, tosse e coriza, há 48 horas. No exame físico, foi observada discreta hiperemia de membrana timpânica à direita e frequência respiratória de 41 irpm, sendo observada, ainda, discreta sibilância na ausculta respiratória. Foi prescrito amoxacilina na dose de 90mg/Kg/dia, tendo sido justificado pelo médico que o paciente estaria com otite média aguda à direita e pneumonia. Sobre este atendimento, assinale a alternativa correta:

A
Pelas normas do Ministério da Saúde/OMS, realmente o paciente apresenta o diagnóstico de pneumonia. Entretanto, a dose de amoxacilina deveria ter sido de 50mg/Kg/dia.
B
Apesar de o diagnóstico de pneumonia não estar correto, como a resistência bacteriana ao pneumococo está crescendo no Brasil e o paciente em questão é um lactente jovem, foi correto o uso de amoxacilina na dose de 90mg/Kg/dia, já que o paciente apresentava clínica de otite média aguda bacteriana.
C
O único erro observado no caso é que a discreta de hiperemia de membrana timpânica à direita não permite o diagnóstico de OMA, já que qualquer resfriado comum pode cursar com hiperemia de MT.
D
Apesar de a FR estar aumentada para idade, o que, pelas normas do MS/OMS, permite o diagnóstico de pneumonia, a presença de espasticidade implicaria a necessidade de nebulização com beta 2 e, depois, a reclassificação da FR.
E
O quadro clínico poderia ser compatível com bronquiolite viral aguda.
O Programa Nacional de Triagem Neonatal, instituído em 2001, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, prevê a detecção precoce das seguintes doenças congênitas:
Em qual dos seguintes locais NÃO deve ser utilizada infiltração de anestésico local com vasoconstritor para a sutura de um ferimento cortocontuso?
São causas de choque cardiogênico, EXCETO:
No triângulo de Hesselbach, ocorrem as hérnias:
Compartilhar