Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Paciente com quadro clínico e radiológico de pneumonia e derrame pleural unilateral de médio volume, constatado há 3 dias. O derrame pleural apresenta as seguintes características: aspecto: amarelo-escuro, relação proteína pleura/plasma: 0,8; relação DHL pleura/plasma: 0,9; leucócitos: 14500 (80% polimorfonucleares); pH = 6,9. A interpretação dos resultados e a conduta devem ser, respectivamente:

A
Derrame parapneumônico simples/fazer toracocenteses seriadas.
B
Derrame transudativo/pesquisar uma outra causa.
C
Derrame parapneumônico/ser expectante.
D
Empiema/fazer drenagem pleural fechada.
A hipoglicemia é o distúrbio metabólico mais frequente no período neonatal. Qual a situação abaixo é considerada fator de risco para este distúrbio metabólico?
Um paciente masculino, branco, 65 anos, com diabetes do tipo II, foi submetido à ressecção de tumor de cólon. Aos doze dias de pós-operatório, sob NPT e apesar da cobertura de antibióticos de amplo espectro, apresenta 38,5 ºC de temperatura axilar e instabilidade hemodinâmica. Entre outras alterações, os exames laboratoriais revelam leucocitose, creatinina de 2,8 mg/dL e hemocultura positiva para Candida krusei. Qual a conduta mais adequada em relação a esses achados?
Paciente internada em UTI com meningococcemia, evoluindo com piora do padrão respiratório. A equipe decide por coletar gasometria antes de proceder à intubação orotraqueal, cujo resultado foi: pH = 7,20, PO2 = 68 mmHg, PCO2 = 48 mmHg, HCO3 = 18 mEq/L. Quanto ao distúrbio ácido-básico, é correto afirmar que trata-se de
Um recém-nascido a termo vigoroso, adequado para a idade gestacional e nascido de parto vaginal eutócico, apresentou icterícia até a raiz das coxas 24 horas após o nascimento. Revendo-se a história clínica desse paciente, observou-se que a tipagem sanguínea e o fator Rh da mãe era O positivo e a do bebê A positivo. O exame de Coombs direto no neonato foi negativo e o exame clínico mostrou apenas icterícia 2+/4 da cabeça até a raiz dos braços e das coxas. Acerca dessa situação clínica, assinale a opção incorreta.
Compartilhar