Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente do sexo feminino, 32 anos, do lar, procura atendimento com história de tosse seca, dispneia e chiado há 10 anos, desencadeado por mofo, poeira, fumaça e mudança climática, dentre outros. Nega asma na infância e também tabagismo. Nos últimos 30 dias, refere sintomas diários, sintomas noturnos uma vez na semana, uso diário de B-2 agonista inalatório de curta ação. Traz espirometria, que mostra distúrbio ventilatório obstrutivo leve com variação significativa de fluxo após uso de broncodilatador. O exame físico no momento da consulta é normal. O tratamento medicamentoso de manutenção para essa paciente deve ser:

A
Corticoide inalatório em baixa dose e ß2-agonista de longa ação.
B
ß2-agonista de curta ação e xantina de longa ação.
C
ß2-agonista de longa ação.
D
Antileucotrieno e corticoide oral.
Dentre as nefropatias abaixo discriminadas, marcar aquela considerada de origem hereditária e que se apresenta com glomerulonefrite, surdez neurossensorial e lesões oculares.
Pulso paradoxal pode ser encontrado em todas as situações abaixo, EXCETO em:
Paciente portadora de lombalgia crônica, há 20 anos, consultou por ter sentido, após esforço, forte dor no membro inferior esquerdo seguida de parestesia no dorso do hálux. O exame radiográfico revelou discopatia degenerativa em múltiplos níveis lombares. Devido à piora da dor, cogitou-se hérnia de disco lombar. Que exame de imagem complementar confirmaria a hipótese diagnóstica?
Assinalar a alternativa CORRETA sobre nódulo solitário de pulmão:
Compartilhar