Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Paciente com quadro clínico e radiológico de pneumonia e derrame pleural unilateral de médio volume, constatado há 3 dias. O derrame pleural apresenta as seguintes características: aspecto: amarelo-escuro, relação proteína pleura/plasma: 0,8; relação DHL pleura/plasma: 0,9; leucócitos: 14500 (80% polimorfonucleares); pH = 6,9. A interpretação dos resultados e a conduta devem ser, respectivamente:

A
Derrame parapneumônico simples/fazer toracocenteses seriadas.
B
Derrame transudativo/pesquisar uma outra causa.
C
Derrame parapneumônico/ser expectante.
D
Empiema/fazer drenagem pleural fechada.
Os novos conceitos em reanimação cardiopulmonar tem mudado constantemente. Dentre as últimas recomendações está a técnica para massagem cardíaca externa e a ventilação pulmonar. Com relação a estas recomendações podemos afirmar que:
Mulher de 64 anos, com diagnóstico de síndrome de Sjögren, há 25 anos, devido à xeroftalmia e xerostomia associados à positividade para anticorpos anti-SSA e anti-SSB. Há três meses notou aumento progressivo e indolor da parótida esquerda, que se apresenta dura ao exame, sem sinais flogísticos. O diagnóstico mais provável é:
Uma criança de 4 anos apresenta-se com febre baixa prolongada e queixas de fadiga, artralgia, mialgia, emagrecimento e sudorese. Ao exame apresenta petéquias difusas, hemorragia conjuntival e ponta de baço palpável; lesões eritematosas, elevadas, dolorosas e pequenas em polpas dos dedos. Ao exame do tórax apresenta CPP com roncos, bulhas cardíacas levemente taquicárdicas (FC = 148bpm) e sopro diastólico em regurgitação em área mitral. Com base nesses dados, avalie as afirmações a seguir. Trata-se de um caso de doença reumática, pelos achados de febre, artralgia e sopro cardíaco. PORQUE as lesões cutâneas e oculares são fenômenos imunológicos da patologia deste paciente, apesar de incomuns na faixa etária pediátrica. Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
A dor neural inguinal mais comum pós hernioplastia inguinal é decorrente da lesão do:
Compartilhar