Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente com quadro de cefaleia súbita, intensa, com rigidez nucal e sonolência. O diagnóstico e a propedêutica mais correta é:

A
Hemorragia subaracnoidea espontânea/realização de punção lombar
B
Meningite/realização de punção lombar
C
Hemorragia subaracnóidea espontânea/realização de tomografia computadorizada de crânio
D
Ruptura de malformação arteriovenosa cerebral/realização de TC de crânio
E
Sangramento de tumor cerebral/realização de arteriografia cerebral
Um paciente que procura o ambulatório de transplante hepático do HUOL com cirrose, recebe do hepatologista a informação de que será colocado na lista obedecendo ao escore MELD (modelo para doença hepática terminal). Esse escore é um sistema desenvolvido para alocar órgãos de acordo com:
Durante uma colisão automobilística, um homem de 56 anos foi violentamente lançado contra o volante de seu caminhão. Na chegada ao pronto-socorro, ele apresentava sudorese e queixava-se de dor torácica. A pressão arterial era 60/40 mmHg, e a frequência respiratória 40 incursões por minuto. Como causa da hipotensão desse paciente, o achado que diferencia tamponamento cardíaco de pneumotórax hipertensivo é como se encontra:
Menino de sete anos, com história de tosse e dispneia há sete dias, sem febre, apresenta: FR: 30 ipm, presença de tiragem intercostal, AP: MV diminuído em HTD. RX tórax indica presença de alargamento de mediastino, mais importante à direita. O provável diagnóstico, nesse caso, é:
Recém-nascido a termo, pequeno para idade gestacional, baixo peso, nasceu de parto cesárea, com apgar 5 e 8, peso de 1600g, HTº 65%, PCR negativo. Evoluiu com desconforto respiratório leve, porém persistente, com crises de cianose, hipoglicemia persistente e icterícia precoce, além de irregularidade na absorção das dietas. A hipótese diagnóstica para esse recém-nascido é:
Compartilhar