Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente com quadro de cefaleia súbita, intensa, com rigidez nucal e sonolência. O diagnóstico e a propedêutica mais correta é:

A
Hemorragia subaracnoidea espontânea/realização de punção lombar
B
Meningite/realização de punção lombar
C
Hemorragia subaracnóidea espontânea/realização de tomografia computadorizada de crânio
D
Ruptura de malformação arteriovenosa cerebral/realização de TC de crânio
E
Sangramento de tumor cerebral/realização de arteriografia cerebral
O Índice de Bishop avalia fatores determinantes para a progressão ou não do trabalho de parto, não estando incluído entre eles:
Você recebe em seu consultório, acompanhado pelos pais, recém-nascido com sete dias de vida, encaminhado para sua primeira consulta de puericultura. Mãe refere que paciente foi diagnosticado, durante o pré-natal, portador da Síndrome de Down (SD) por translocação. Os pais foram avaliados e a mesma translocação foi encontrada no cariótipo materno. Os pais trazem diversas dúvidas sobre os resultados dos cariótipos. A respeito desse achado, você pode corretamente afirmar:
Com relação à dor abdominal, marque a alternativa INCORRETA:
Leia atenciosamente o caso abaixo para responder a questão: Ana Lúcia, 36 anos, casada, procurou seu médico de família com queixa de humor deprimido, perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas, fatigabilidade, ideias de culpa, inutilidade. Quando questionada sobre o futuro, referiu extremo pessimismo, pois não se julgava apta a continuar lecionando Literatura (seu ofício há 12 anos) e, por isso, nutria excessiva culpa. Relatou também alteração do sono e perda do apetite. Ana Lúcia refere episódio depressivo anterior aos 18 anos. Seu pai apresenta história de transtorno bipolar e sua mãe transtorno de ansiedade generalizada. Baseando-se em seus conhecimentos e no caso acima, assinale a alternativa ERRADA:
Compartilhar