Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente com quadro de colecistite litiásica e colangiografia peroperatória evidenciando cálculos em colédoco. Procedeu-se a coledocotomia com retirada dos cálculos e colocação de dreno de Kehr. Com relação ao dreno, a conduta no pós-operatório é:

A
Retirar após 3 semanas, independente de seu débito
B
Fechar o dreno quando o débito for menor que 500 ml e retirar o dreno em 3 semanas, após colangiografia normal,
C
Retirar em 2 semanas, se colangiografia normal e débito menor que 200ml
D
Retirar somente com débito zero, para evitar fístula biliar
E
Retirar em 2 semanas, se débito menor que 200ml, independente da colangiografia
Paciente, 55 anos, refere sangramento anal, principalmente misturado às fezes há três meses. Apresenta também episódios de diarreia e cólica abdominal difusa. Nega história familiar de câncer intestinal. Ao exame físico, o abdome está normal. Anuscopia apresenta hemorroidas internas grau II e externas. O toque retal está normal. Considerando o quadro descrito, a conduta mais adequada é:
Com relação às patologias do colo-reto e ânus, pode-se dizer que:
Paciente feminina 47 anos, com queixas de dor em região epigástrica de moderada intensidade piorando com ingestão de alguns alimentos, refere que o pai faleceu com câncer gástrico, ao exame físico presença de dor a palpação somente em região epigástrica. HDA realizada a três dias com o seguinte diagnóstico-esofagite erosiva; estômago e duodeno normais e H. Pylory positivo, frente este caso qual a melhor conduta:
Em relação a ressuscitação cardiopulmonar pediátrica, assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar