Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente com quadro de colecistite litiásica e colangiografia peroperatória evidenciando cálculos em colédoco. Procedeu-se a coledocotomia com retirada dos cálculos e colocação de dreno de Kehr. Com relação ao dreno, a conduta no pós-operatório é:

A
Retirar após 3 semanas, independente de seu débito
B
Fechar o dreno quando o débito for menor que 500 ml e retirar o dreno em 3 semanas, após colangiografia normal,
C
Retirar em 2 semanas, se colangiografia normal e débito menor que 200ml
D
Retirar somente com débito zero, para evitar fístula biliar
E
Retirar em 2 semanas, se débito menor que 200ml, independente da colangiografia
O quadro de Delirium, no idoso, deve ser tratado farmacologicamente com:
O reparo de feridas é o esforço dos tecidos para restaurar a função e a estrutura normais após o trauma. A esse respeito, a sequência correta nas fases da cicatrização é:
As seguintes manifestações são características de neuropatias periféricas, EXCETO:
Homem, 72 anos, procura o pronto-socorro com história de alteração de comportamento há 2 dias. O acompanhante afirma que o paciente faz tratamento com rivastigmina para quadro de alteração progressiva da memória e do pragmatismo há 3 anos, com diagnóstico de Mal de Alzheimer. Apesar do antecedente, a maneira como vem agindo neste período é muito diferente do seu habitual: não está dormindo à noite, apresenta inquietação psicomotora marcante e atitudes francamente bizarras. Exame psíquico: hipotenacidade, discurso tangencial e perplexidade. Às vezes fala e gesticula sozinho. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar