Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente com quadro de dor de início súbito em abdômen superior, irradiada para o dorso. Procura serviço de emergência de hospital geral, onde realiza ecografia abdominal, que diagnostica pancreatite aguda edematosa com presença de cálculos em vias biliares. O manejo inicial deverá ser:

A
Estabilização clínica e colecistectomia em 48h.
B
Colecistectomia nas primeiras 28/48h, com exploração cirúrgica das vias biliares.
C
Palpilotomia endoscópica nas primeiras 28/48h e colecistectomia durante a mesma internação.
D
Palpilotomia endoscópica nas primeiras 28h e colecistectomia após 90 dias.
E
Colecistectomia nas primeiras 28/48h, seguida de palpilotomia endoscópica após estabilização clínica.
A classificação tipo IIIA de Gustilo-Anderson para fraturas expostas da tíbia se refere à fratura exposta com:
Lactente de 18 meses de idade foi levado ao pronto-socorro com relato de ter apresentado episódio de cianose central súbita, tosse seca intensa e dispnéia progressiva enquanto assistia à televisão com a mãe e os dois irmãos.Todos estavam comendo pipoca no momento do incidente. Nega doenças ou comodidades na lactente. A radiografia de tórax solicitada pelo pediatra de plantão evidenciou imagem de hipotransparência de aspecto triangular na base do hemitórax direito. Baseado no quadro clínico e radiológico descrito, responda: qual o diagnóstico deste paciente?
A Manobra de Dix-Hallpike é utilizada na seguinte condição clínica:
Em relação à incidência de aneurisma de aorta abdominal podemos afirmar que em indivíduos masculinos, acima de 65 anos; nos indivíduos hipertensos e nos parentes de 1º grau o risco deste serem portadores de aneurisma da Aorta Abdominal é de respectivamente:
Compartilhar