Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente com quadro de dor de início súbito em abdômen superior, irradiada para o dorso. Procura serviço de emergência de hospital geral, onde realiza ecografia abdominal, que diagnostica pancreatite aguda edematosa com presença de cálculos em vias biliares. O manejo inicial deverá ser:

A
Estabilização clínica e colecistectomia em 48h.
B
Colecistectomia nas primeiras 28/48h, com exploração cirúrgica das vias biliares.
C
Palpilotomia endoscópica nas primeiras 28/48h e colecistectomia durante a mesma internação.
D
Palpilotomia endoscópica nas primeiras 28h e colecistectomia após 90 dias.
E
Colecistectomia nas primeiras 28/48h, seguida de palpilotomia endoscópica após estabilização clínica.
Um homem relata episódios dolorosos em queimação acometendo ambos os pés, que sempre se acompanham de aumento da temperatura e de eritema, desencadeados por aumento da temperatura ambiente e pelo caminhar, com melhora após a imersão daquelas extremidades em água fria. Hemograma, único exame realizado, evidencia contagem de plaquetas de 550.000/mm3. Dentre as citadas, a melhor hipótese diagnóstica é:
No “screening” da síndrome demencial utiliza-se, com frequência, o mini exame do estado mental. Quando de sua aplicação é solicitado ao paciente que repita, imediatamente, três palavras pronunciadas pelo examinador. Este teste objetiva a avaliação da memória:
Cistos de Naboth são encontrados em paciente que previamente apresentou:
Alguns medicamentos anti-hipertensivos em mulheres não-grávidas são mais úteis em condições específicas. Qual destas combinações está contraindicada?
Compartilhar