Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente com quadro de dor de início súbito em abdômen superior, irradiada para o dorso. Procura serviço de emergência de hospital geral, onde realiza ecografia abdominal, que diagnostica pancreatite aguda edematosa com presença de cálculos em vias biliares. O manejo inicial deverá ser:

A
Estabilização clínica e colecistectomia em 48h.
B
Colecistectomia nas primeiras 28/48h, com exploração cirúrgica das vias biliares.
C
Palpilotomia endoscópica nas primeiras 28/48h e colecistectomia durante a mesma internação.
D
Palpilotomia endoscópica nas primeiras 28h e colecistectomia após 90 dias.
E
Colecistectomia nas primeiras 28/48h, seguida de palpilotomia endoscópica após estabilização clínica.
Lactente de 6 meses de idade, com excelente crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor até os 4 meses começou a apresentar progressivamente maior sonolência e letargia, até que parou de adquirir novas habilidades motoras. O exame clínico é normal. A vacinação está atualizada. Mamou ao seio, exclusivamente até os 3 meses de idade, quando iniciou frutas e, mais recentemente, deixou de mamar ao seio. A mãe nega episódios febris, reação vacinal, convulsões, quedas. Diante desse quadro, qual a conduta correta?
Um menino com 9 anos de idade apresenta febre baixa e mal estar há 3 dias e dor de garganta e tosse há 2 dias. O raio X de tórax revela a presença de broncopneumonia com infiltrado unilateral em lobo médio direito. A opção foi pelo tratamento ambulatorial. Dos antibióticos abaixo, é indicado:
Em princípio, NÃO tem indicação de toracotomia de emergência:
Masculino, 12 anos, há 48 horas com dor de garganta e febre de 39,3°C . Ao exame nota-se hiperemia intensa do orofaringe. O teste rápido para estreptococo foi negativo e a cultura do material obtido por swab orofaríngeo revelou crescimento de Streptococcus alfa-hemolítico. Relata ter apresentado angioedema quando usou fenoximetilpenicilina potássica há 2 anos. O paciente deve ser tratado com:
Compartilhar