Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente com quadro de febre, calafrios, icterícia e hepatomegalia, que se apresenta após apendicite perfurada, tem como principal hipótese diagnóstica:

A
Abscesso sub-hepático.
B
Colangite supurativa.
C
Pileflebite.
D
Infecção de sítio cirúrgico profunda.
E
Hepatite viral.
Qual, dos seguintes antimicrobianos parenterais, é a melhor indicação para pacientes com colecistite aguda?
Gestante 30 semanas, com ganho de peso +/- 12 Kg desde o início do pré-natal, apresentou na rotina de 3º trimestre uma glicemia de jejum de 93mg/dl e TTGO com resultado de 152 mg/dl após 2 horas. A conduta neste caso é:
Uma senhora de 48 anos, portadora de infecção urinária há 1 ano, vem à consulta médica portando um RX de abdome onde se evidencia um cálculo medindo 3 cm, com baixa densidade e formato da pelve e cálices renais, em topografia de rim direito. A urinálise apresenta pH 7 e piúria e a urocultura apresenta Proteus mirabilis. Qual a hipótese mais provável para a composição da urolitíase?
Paciente masculino, 45 anos, mecânico, apresenta quadro de 3 meses de evolução de dor em face posterior de antebraço direito, que aumenta com esforços e movimentos de pronação e supinação. Ao exame, a sensibilidade é normal, mas o paciente apresenta dificuldade para extensão dos dedos. O quadro descrito é compatível com qual dos diagnósticos abaixo?
Compartilhar