Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Paciente com quadro de obstrução intestinal sem instabilidade hemodinâmica por Volvo de sigmoide. Após início da reposição hidroeletrolítica, está indicada:

A
colocação de cateter nasogástrico
B
laparotomia exploradora para fixação sigmoide
C
retossigmoidoscopia
D
descompressão colônica por agulha transcutânea
Em virtude da detecção precoce do PSA (antígeno prostático específico), no câncer de próstata, a maioria dos casos é diagnosticada enquanto "orgão confinado". Leia as asserções. I. O Escore de Gleason, PSA e o estadiamento são fatores prognósticos pré-operatórios importantes prévios à prostatectomia radical. II. Localidades com pouca exposição ao sol, dieta rica em gorduras e hereditariedade são fatores predisponcntes ao surgimento de câncer de próstata. III. Lavado vesical, PSA e citologia aspirativa fazem parte do diagnóstico atual do câncer de próstata. IV. Em casos selecionados, tais como presença de comorbidades graves, perspectiva de vida menor do que dez anos e pacientes com idade superior a 75 anos, o acompanhamento vigilante é uma boa alternativa nos carcinomas de próstata órgão-confinados. V. A via de obtenção de tecido prostático, geralmente, é transperineal, guiada por ultrassom, da qual são retirados 12 fragmentos, em média. Está correto, apenas, o que se afirma em:
Jovem, 18 anos, sofreu queda de 12 metros de altura e deu entrada no pronto-socorro com sinais evidentes de choque hemorrágico. Diante da suspeita de lesão abdominal, o exame mais sensível para auxiliar no diagnóstico é:
Criança de dois anos e meio de idade, que já falava adequadamente, vem apresentando gagueira há um mês. A mãe, bastante ansiosa, leva a criança ao pediatra com esta queixa. Considerando o diagnóstico, a conduta mais adequada é:
Qual das doenças relacionadas é caracterizada como causadora de trombofilia secundária?
Compartilhar