Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Paciente com quadro de obstrução intestinal sem instabilidade hemodinâmica por Volvo de sigmoide. Após início da reposição hidroeletrolítica, está indicada:

A
colocação de cateter nasogástrico
B
laparotomia exploradora para fixação sigmoide
C
retossigmoidoscopia
D
descompressão colônica por agulha transcutânea
A histologia da adenomiose revela:
Um escolar de 7 anos, vítima de trauma abdominal fechado, apresenta-se hipotenso após receber uma expansão de 20 mL/kg de soro fisiológico. A melhor conduta nesta situação é:
<p>A doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo: 1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal; 2. Os sintomas neurológicos da doença de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina; 3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal; 4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia. Assinale a alternativa CORRETA. </p>
Quanto às manifestações das doenças gastrointestinais podemos afirmar que: 1) Dispepsia é uma queixa pós-prandial que inclui mal estar epigástrico, náuseas, plenitude e distensão abdominal. 2) Anorexia é uma síndrome clínica caracterizada pela ausência de fome ou de apetite. 3) Caquexia é definida como anorexia associada com desgaste generalizado e doença crônica. 4) Azia e dispepsia são sinônimos e estão relacionados com hipersalivação. 5) Vômito é definido como a expulsão forçada do conteúdo esofágico através da boca, precedida habitualmente por náusea.
Compartilhar