Questões na prática

Dermatologia

Paciente com reação urticariforme intensa, com resolução do quadro após 10 dias de tratamento com dose plena de prednisona. Que cuidado deve ser tomado para a retirada do corticoide?

A
redução de 20% da dose a cada 7 dias até retirada total.
B
retirada gradual com reposição em caso de estresse.
C
nenhum cuidado especial, podendo ser retirado de uma vez.
D
redução da dose terapêutica para uma dose fisiológica e, em seguida, retirar lentamente para permitir a recuperação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
Uma mulher de 19 anos chega à emergência com história de náusea, vômitos e dor abdominal com 4 dias de duração. Os seus exames laboratoriais são os seguintes: Na+ 145; K+ 5,0; Cl- 105; HCO3- 15; Ureia 37; Creatinina 1,6; Glicose 620; Cetonúria 4+. Qual o melhor tratamento inicial para o distúrbio ácido-base deste paciente?
No tratamento cirúrgico do íleo biliar, a enterotomia para retirada do cálculo biliar que está causando a obstrução intestinal deve ser realizada:
É considerada Febre Puerperal:
MCR, freira de 72 anos, branca, asmática com história de uso crônico e intermitente de corticoides, hipertensa em uso de enalapril e hidroclortiazida, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 19 Kg/m², sedentária, nuligesta, menopausa aos 46 anos e que nunca fez terapia de Reposição Hormonal. Além de um programa de exercícios físicos, suporte nutricional e suplementação de cálcio e vitamina D e levando-se em conta a melhor relação custo-benefício, o que mais poderia ser prescrito para a freira MCR?
Compartilhar