Questões na prática

Dermatologia

Paciente com reação urticariforme intensa, com resolução do quadro após 10 dias de tratamento com dose plena de prednisona. Que cuidado deve ser tomado para a retirada do corticoide?

A
redução de 20% da dose a cada 7 dias até retirada total.
B
retirada gradual com reposição em caso de estresse.
C
nenhum cuidado especial, podendo ser retirado de uma vez.
D
redução da dose terapêutica para uma dose fisiológica e, em seguida, retirar lentamente para permitir a recuperação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
Mãe procura ambulatório de Ginecologia do HUCAM trazendo sua filha de 8 anos de idade, que começou a desenvolver caracteres sexuais secundários. Ao exame, a criança apresenta pêlos pubianos e desenvolvimento de mamas. Foi submetida ao teste de GnRH e foi elevado. Qual o provável diagnóstico?
Paciente do sexo masculino, 45 anos, vítima de acidente automobilístico, por apresentar hematoma intra-hepático, sem hemoperitônio ou necessidade de procedimento operatório, é acompanhado com tomografia computadorizada. Oito dias após, evolui com icterícia, dor no quadrante superior direito, mal estar e melena. O exame a ser realizado e o provável diagnóstico são, respectivamente:
Menino, oito anos, é trazido à consulta ambulatorial por apresentar tosse diária há mais de dois meses e sensação de aperto no peito, principalmente à noite. Segundo a mãe, esses sintomas têm interferido no seu sono, pois ele acorda toda noite devido à tosse. Relata alívio temporário com o uso de beta-2 inalatório. História prévia de asma, porém, sem sintomas há um ano. Quanto à classificação da gravidade do quadro respiratório desse escolar, pode-se afirmar que se trata de asma:
O esquema terapêutico proposto para os RNs com infecção congênita pelo toxoplasma e com coriorretinite em atividade é:
Compartilhar