Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente com retocolite ulcerativa inespecífica apresenta acontecimento colônico extenso e retal moderado. O tratamento cirúrgico é indicado. Dos procedimentos cirúrgicos abaixo, não pode ser realizado:

A
proctocolectomia total com ileostomia.
B
colectomia total com ileorrectoanastomose.
C
colectomia total com anastomose jejunoanal.
D
proctocolectomia total com ileostomia continente (bolsa de kock).
E
colectomia total, mucossectomia retal e anastomose do tipo bolsa ileal.
Um paciente de 57 anos apresenta-se ambulatorialmente com história de dor em joelho direito há 4 meses. Relata rigidez matinal de 25 minutos. Durante a deambulação, há intensificação da sintomatologia dolorosa. Ao exame do joelho direito, percebe-se crepitação à movimentação ativa. Qual o diagnóstico mais provável?
Na mononucleose infecciosa com evolução pouco satisfatória e aparecimento de estridor progressivo e dificuldade para respirar, qual a conduta terapêutica indicada?
Mário, pré-escolar de 3 anos de idade, chega ao ambulatório com febre elevada há 24 horas, acompanhada de hiperemia de orofaringe e tosse ocasional incomodativa, além de coriza hialina. Atualmente tem 13 kg e apresenta bom estado geral, com ausculta respiratória e cardíaca normais. Na história familiar, a genitora tem rinite alérgica. Nos antecedentes pessoais, teve um episódio de otite média aguda aos 18 meses de idade. Qual a prescrição médica mais adequada para o caso?
João Vítor, de 18 meses, com sinais de coriza espessa amarelada há 5 dias, chega ao consultório com bom estado geral, mas com sinais de impetigo no intróito nasal e febrícula há 24 horas. Mariana, de 15 meses, tem história de febre moderada há 48 horas, acompanhada de micropoliadenopatia cervical lateral, e ao exame tem estado geral regular, com coriza nasal hialina, mas apresenta exsudato em orofaringe esbranquiçado em região de tonsilas palatinas. No que se refere ao tratamento desses dois pacientes, assinale a conduta mais adequada.
Compartilhar