Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente com traumatismo craniano desenvolve hipertensão intracraniana e tríade de Cushing que consiste em:

A
Hipertensão arterial, taquicardia e taquipneia.
B
Anisocoria, hipertensão arterial e taquicardia.
C
Hipertensão arterial, bradicardia e alteração da frequência respiratória.
D
Cefaleia, hipertensão arterial e anisocoria.
E
Hipotensão arterial, taquicardia e taquipneia.
Paciente masculino de 78 anos, portador de diabetes melito, hipertensão arterial e transtorno afetivo bipolar, deu entrada no pronto-socorro após episódio de síncope. Apresentava FC = 38 bpm e PA = 74 x 36 mmHg ao exame físico. Encontrava-se sonolento, confuso, febril, secretivo e com hiperglicemia. Foi internado na UTI e evoluiu com insuficiência renal aguda, necessitando de terapia dialítica. O paciente fazia uso previamente de insulina glargina 30 UI/dia e Lispro 04 UI nas refeições, losartan 50 mg 2x/dia, citalopram 20 mg/dia e carbonato de lítio 300 mg 3x/dia. Com base no caso acima, é CORRETO afirmar:
Até os dois anos de vida, na avaliação neurológica da criança, é fundamental a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. A aquisição motora se faz numa sequência bem definida no primeiro ano de vida. A sequência de desenvolvimento motor esperada é:
Um menino nasceu a termo por parto vaginal de mãe com 22 anos de idade. Logo após o nascimento, foi observado abdome escafoide, cianose e desconforto respiratório. As bulhas cardíacas foram ouvidas no lado direito do tórax e os sons respiratórios estavam diminuídos do lado esquerdo. Qual das opções a seguir será o próximo passo mais adequado na reanimação dessa criança?
Lactente de 4 meses de idade é levado à consulta de puericultura. Os marcos do desenvolvimento esperados nessa idade são:
Compartilhar