Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente comparece ao ambulatório com queixa de constipação crônica. Ao exame físico apresenta com ampola retal sem fissuras, tônus esfincteriano preservado. O tratamento de primeira linha para essa situação é:

A
dieta com 12 g ou mais de fibras.
B
solução de polietilenoglicol.
C
bisacodil.
D
sais de magnésio.
E
óleo mineral.
São consideradas possíveis intervenções para reduzir as mortes infantis por infecções respiratórias agudas (IRA) no Brasil, EXCETO:
Paciente de 63 anos, sexo feminino, em acompanhamento irregular por diabetes mellitus tipo 2, comparece ao ambulatório de Clínica Médica com queixa de visão dupla e cefaleia iniciadas há alguns dias. Ao exame físico, o olho direito está normal, mas o esquerdo apresenta perda de movimentos com desvio lateral e ptose palpebral; as pupilas estão simétricas e fotorreagentes. Não há outras alterações no exame neurológico. Qual o diagnóstico mais provável para esta paciente?
Sobre as medidas preventivas para infecção em área cirúrgica, assinale o item correto.
As neoplasias benignas do fígado são patologias relativamente comuns na população geral, e que podem ser diagnosticadas por exames modernos de imagem, como TC, RM e USG. Das patologias hepáticas abaixo, qual há indicação de ressecção cirúrgica de princípio?
Compartilhar