Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente comparece ao ambulatório com queixa de constipação crônica. Ao exame físico apresenta com ampola retal sem fissuras, tônus esfincteriano preservado. O tratamento de primeira linha para essa situação é:

A
dieta com 12 g ou mais de fibras.
B
solução de polietilenoglicol.
C
bisacodil.
D
sais de magnésio.
E
óleo mineral.
De acordo com a classificação de Bismuth para o colangiocarcinoma, aquele que tem localização alta, comprometendo o ducto direito e não infiltrando o ducto esquerdo é o tipo:
O FAST (Focused Assessment for Sonography in Trauma) é um exame diagnostico rápido para avaliar pacientes com possíveis lesões tóraco-abdominais. Cirurgiões realizam o FAST como parte de uma avaliação secundária do ATLS (Advanced Trauma Life Support). Assim, quando há um hemoperitônio a imagem ultrassonográfica encontrada é:
Adolescente do sexo feminino, 13 anos e 6 meses, chega ao ambulatório com queixa de que “ainda não menstruou”. O exame físico é normal. Tanner: M3P2. A conduta adequada neste caso é:
Um lactente de 10 meses de idade apresentando tosse há mais de cinco dias e febre nos dos primeiros dias do quadro, é atendido na emergência com FC=170 bpm e FR=52 irpm, temperatura de 37ºC, prostrado com taquidispneia, rítmo de galope, diminuição da intensidade das bulhas cardíacas e hepatomegalia. Baseada no relato, responda:
Compartilhar