Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Paciente consulta no PS com tosse produtiva e escarro amarelado, acompanhada de dispnéia intensa. Ao exame:PA=120/60mmHg,FC=106bpm,FR=28mrpm,Tax=38°C,SatO2=91% em ar ambiente.RX de tórax mostrava imagem de consolidação em lobo inferior do pulmão esquerdo. Evolui com oligúria nas primeiras horas. O laboratório evidenciava leucocitose com desvio à esquerda e insuficiência renal aguda.Qual o diagnóstico?

A
Sepse pulmonar.
B
Choque séptico de foco pulmonar.
C
Sepse grave de foco pulmonar.
D
Síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
E
Lesão pulmonar aguda.
Uma menina de 9 anos apresenta-se com edema doloroso na superfície anterior das pernas, que persiste há cerca de três dias. O exame revela nódulos eritematosos sensíveis, com 1-2 cm de diâmetro, nas superfícies extensoras das pernas. O restante do exame físico é irrelevante. Quais dos seguintes exames complementares têm probabilidade de confirmar a causa dessas nodosidades?
Recém-nascido, com 4 horas de vida, com sofrimento respiratório, recebendo 80% de oxigênio, 30 semanas de idade gestacional pediátrica, 1100 g de peso de nascimento. A mãe entrou em trabalho de parto, com bolsa rota de 20 horas, líquido amniótico claro. Não fez pré-natal. Considerando que esse recém-nascido tenha pneumonia congênita, qual o patógeno mais frequentemente encontrado nesses casos?
A hérnia inguinal direta representa qual tipo na classificação de Nyhus:
Um pedestre idoso sofreu um choque com um entregador de pizza em uma bicicleta e sofreu uma fratura unilateral de pelve através do forame obturador. Você trataria esse homem como:
Compartilhar