Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Paciente consulta no PS com tosse produtiva e escarro amarelado, acompanhada de dispnéia intensa. Ao exame:PA=120/60mmHg,FC=106bpm,FR=28mrpm,Tax=38°C,SatO2=91% em ar ambiente.RX de tórax mostrava imagem de consolidação em lobo inferior do pulmão esquerdo. Evolui com oligúria nas primeiras horas. O laboratório evidenciava leucocitose com desvio à esquerda e insuficiência renal aguda.Qual o diagnóstico?

A
Sepse pulmonar.
B
Choque séptico de foco pulmonar.
C
Sepse grave de foco pulmonar.
D
Síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
E
Lesão pulmonar aguda.
Para um paciente cujo esfregaço de sangue periférico apresente macrocitose e hipersegmentação de neutrófilos, qual das condições abaixo não deve ser considerada?
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Se a paciente apresentar quadro de pancreatite biliar leve, é indicada a extração de cálculos por CPRE.
Pacientes com deficiência da 5alfa-redutase apresentam cromossomos:
Nos pacientes traumatizados que estão em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo os cuidados no restabelecimento e manutenção da homeostasia constituem o principal objetivo. Em qual dos itens abaixo encontramos um conceito que não está em concordância com os conhecimentos atuais:
Compartilhar