Num paciente com hipertensão arterial sistêmica, sem tratamento, espera-se que a ação do aumento do tônus simpático e da diminuição do tônus parassimpático venha determinar cronicamente alterações:
A
metabólica e trombótica, apenas.
B
trófica e hemodinâmica, apenas.
C
hemodinâmica e trombótica, apenas.
D
metabólica, trófica, hemodinâmica e trombótica.
E
metabólica, trófica e hemodinâmica, apenas.
Outras questões
São indicações absolutas para cirurgia de amidalectomia:
Paciente é encaminhado ao PS com hipótese diagnóstica de surto psicótico. A confirmação diagnóstica será dada pela presença característica de consciência:
Paciente com 34 anos de idade, diabético há 16 anos, tratado com hipoglicemiantes orais e que há três meses está apresentando calosidade plantar no pé esquerdo. Há uma semana notou saída de secreção purulenta nesta região, com odor fétido e sangramento esporádico. Ao exame físico observaram-se pulsos arteriais podálicos presentes e normais em ambos os membros inferiores e mal perfurante plantar em região da articulação metatarso-falangiana do hálux esquerdo, com saída de secreção purulenta. A provável etiologia desta lesão é:
Paciente de 70 anos, portador de litíase biliar, apresenta dor abdominal, febre e icterícia. Ao exame, encontra-se confuso e hipotenso, e detecta-se leucocitose com desvio à esquerda, elevação de bilirrubinas, fosfatase alcalina, gamaglutamiltransferase e de transaminases. Com achado ultrassonográfico de dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas, é certo afirmar que: