Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Num paciente com hipertensão arterial sistêmica, sem tratamento, espera-se que a ação do aumento do tônus simpático e da diminuição do tônus parassimpático venha determinar cronicamente alterações:

A
metabólica e trombótica, apenas.
B
trófica e hemodinâmica, apenas.
C
hemodinâmica e trombótica, apenas.
D
metabólica, trófica, hemodinâmica e trombótica.
E
metabólica, trófica e hemodinâmica, apenas.
Qual dos micro-organismos abaixo é o mais frequente como causa de meningite neonatal precoce?
Homem, 50 anos, sem comorbidades, com história de febre há dois dias, calafrios, dor torácica, ventilatório dependente à direita, tontura, dispneia e fraqueza intensa. Sinais vitais: T = 39 ºC; FC = 132 bpm; FR = 30 inc/min; PA = 70/30 mmHg; Saturação de oxigênio: 78%, por oximetria de pulso, sem suplementação de oxigênio. Gasometria arterial em ar ambiente: pH = 7,20; pCO2 = 29, pO2 = 64, HCO3 = 15 RX tórax mostrou opacificação em região de lobo inferior direito. Assinale a alternativa correta para a conduta sequencial a ser adotada para o caso.
Em relação ao uso de inibidor da enzima conversora da angiotensina ou do bloqueador do receptor de angiotensina II, é correto afirmar que
Segundo o Programa Nacional de Imunização (Ministério da Saúde, calendário atual, 2009), até os 10 anos de idade, os residentes em zonas não endêmicas ou de transição para febre amarela, devem receber agentes imunizantes vivos, atenuados, para quantas doenças?
Compartilhar