Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Pediatria Geral

Paciente de 1 mês de idade, sexo masculino, dá entrada no pronto socorro com quadro de desidratação grave. Segundo a mãe, a criança estava apresentando vômitos e fezes amolecidas há 2 dias, 5 a 6 evacuações diárias. Não apresentou febre. Refere também dificuldade em ganhar peso desde o nascimento. Ao exame físico a criança encontra-se em mau estado geral, desidratado grau 3, aspecto emagrecido, bolsa escrotal hiperpigmentada. Restante do exame físico sem particularidades. Os exames laboratoriais de entrada mostraram K = 6,0 mEq/L, Na=122 mEq/L, Uréia=25 mg/dl, Creatinina=0,5 mg/dl, Hb=13 mg/dl, VCM 82, Ht= 39%, 8.500 leucócitos (55% neutrófilos, 40 linfócitos, 3 % bastões, 2% monócitos). Qual o diagnóstico mais provável deste paciente?

A
Gastroenterite aguda.
B
Sepses.
C
Insuficiência adrenal.
D
Invaginação intestinal.
E
Meningite.
Menino de 2 meses de idade que chora muito foi trazido à consulta por apresentar raias de sangue nas fezes em quase todas as evacuações. A mãe informou que a criança mamava exclusivamente em seio e que o pai e o irmão tinham asma. Qual o diagnóstico mais provável?
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase. No novo modelo de resposta sexual feminino, atualizado por Rosemary Basson, consta um conceito, não presente nos modelos clínicos (Kaplan) e EPOR (Master e Johnson), denominado...
Acerca de traumas, urgências ortopédicas e doenças infecciosas, julgue o próximo item: Estima-se que, anualmente, um em cada três indivíduos com mais de sessenta e cinco anos de idade sofre quedas da própria altura e que um em cada vinte daqueles que caem tenha pelo menos uma fratura ou necessite de internação hospitalar.
São fatores de risco para parada cardiorrespiratória, EXCETO um. Aponte-o.
Compartilhar