Questões na prática

Otorrinolaringologia

Paciente de 10 anos de idade é trazido pela mãe com queixa de sangramento nasal ativo de pequena intensidade há 5 minutos, sem repercussão hemodinâmica. Nega episódio anterior. Qual a primeira conduta a ser tomada?

A
Encaminhar urgente para o otorrinolaringologista.
B
Realizar irrigação nasal com soro fisiológico seguido de tamponamento.
C
Hiperestender o pescoço ou colocar o paciente em posição supina.
D
Realizar pressão digital do nariz e manter por 5 minutos após o controle da hemorragia.
Relacione os antibióticos com seus respectivos efeitos colaterais, numerando a coluna da direita com base na sua correspondência com a coluna da esquerda. 1. Gatifloxacina. 2. Gentamicina. 3. Vancomicina. 4. Imipenen. ( ) Síndrome do “homem vermelho”. ( ) Hipoglicemia. ( ) Piora a crise miastênica. ( ) Crise convulsiva. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
Sobre as lesões traumáticas da bexiga, é correto afirmar:
Na osteoartrite de joelhos, a fisiopatologia principal envolve o desgaste da cartilagem articular. Indique a estrutura que NÃO está envolvida na origem da dor na osteoartrite.
Uma paciente do sexo feminino, de 30 anos, refere um início há cerca de dois anos de dor generalizada. Refere que o início foi insidioso, com dores inicialmente na região cervical, que se estenderam para todo o corpo. Refere que no mesmo período iniciou com insônia inicial, sono não reparador e um cansaço generalizado, mal-definido. Nega rigidez matinal. Ao exame físico, o estado geral é bom, com dados vitais normais, sem evidência de sinovite ou fraqueza muscular objetiva. A palpação da musculatura revelou vários pontos de hipersensibilidade dolorosa. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Compartilhar