Questões na prática

Otorrinolaringologia

Paciente de 10 anos de idade é trazido pela mãe com queixa de sangramento nasal ativo de pequena intensidade há 5 minutos, sem repercussão hemodinâmica. Nega episódio anterior. Qual a primeira conduta a ser tomada?

A
Encaminhar urgente para o otorrinolaringologista.
B
Realizar irrigação nasal com soro fisiológico seguido de tamponamento.
C
Hiperestender o pescoço ou colocar o paciente em posição supina.
D
Realizar pressão digital do nariz e manter por 5 minutos após o controle da hemorragia.
Em relação aos carcinógenos infecciosos, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Vírus Epstein-Barr; 2. Vírus da imunodeficiência tipo I; 3. Papilomavírus humano tipo 16 e 18; 4. Schistosoma baematobium; 5. Opistborcbis viverrini; a. Linfoma de Burkitt; b. Sarcoma de Kaposi. c. Câncer anal; d. Câncer de bexiga; e. Colangiocarcinoma
Em relação às artropatias na infância, assinale a alternativa incorreta:
Em relação ao tumor carcinoide gástrico, é correto afirmar:
Leia as afirmações acerca dos aneurismas de aorta e responda: I- Os aneurisma abdominais são mais comuns que os torácicos; II- O tabagismo é o fator de risco mais importante associado ao desenvolvimento de aneurisma de aorta abdominal, seguido de idade, hipertensão e dislipidemia; III- A maioria dos aneurismas abdominais e torácicos são assintomáticos quando descobertos incidentalmente em um exame de rotina ou estudo de imagens.
Compartilhar