Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Paciente de 12 meses de idade, sexo feminino, vem a consulta médica por falta de ganho ponderal há 60 dias. Sem outras queixas. A mãe refere que a criança alimenta-se normalmente, apresentando dieta adequada para a idade. Seu peso atual está no P 3 (anteriormente no P10) e a estatura no P 25 (anterior P25). O exame físico geral e segmentar não apresenta alterações. Há aproximadamente 1 semana, realizou hemograma e parasitológico de fezes que foram normais. Qual seria a melhor conduta para este paciente?

A
Solicitar parcial de urina.
B
Expectante.
C
Realizar biópsia intestinal.
D
Solicitar urocultura com antibiograma.
E
Solicitar teste do suor.
Menino,10 anos, apresenta irritabilidade, queda do desempenho escolar, pouca reação para estímulos positivos ou negativos, desinteresse em atividades anteriormente prazerosas, lentidão de movimentos, forte inapetência e perda de peso. Exame clínico e exames subsidiários estão dentro da normalidade. Considerando o diagnóstico psiquiátrico mais provável, qual é a conduta terapêutica medicamentosa indicada?
Mulher de 48 anos de idade, obesa, procura ambulatório de Clínica Médica, acompanhada da irmã, com queixas de sentir-se cansada, sem ânimo e interesse para suas atividades corriqueiras e sociais, apresentando constante vontade de dormir , sem conseguir concentrar-se nas suas atividades. Seu peso aumentou de 75 para 82 kg em um mês. A irmã relata que a paciente "está fazendo as coisas de maneira lenta", passa os dias em um quarto escuro e verbalizou vontade de morrer. Exame físico: IMC = 31 kg/m (valor de referência < 25 Kg/m ), sem outras alterações. A paciente tem histórico de arritmia cardíaca. Avaliação recente de função tiroideana revelou resultados normais para TSH, T3 e T4. No caso descrito acima, qual a conduta terapêutica mais adequada?
Durante uma crise de glaucoma agudo, de ângulo fechado, é contraindicado o uso da seguinte medicação:
Quanto à indicação de medicamentos na reanimação em sala de parto, pode-se afirmar que?
Compartilhar