Paciente de 12 meses de idade, sexo feminino, vem a consulta médica por falta de ganho ponderal há 60 dias. Sem outras queixas. A mãe refere que a criança alimenta-se normalmente, apresentando dieta adequada para a idade. Seu peso
atual está no P 3 (anteriormente no P10) e a estatura no P 25 (anterior P25). O exame físico geral e segmentar não apresenta alterações. Há aproximadamente 1 semana, realizou hemograma e parasitológico de fezes que foram normais. Qual seria a melhor conduta para este paciente?
A
Solicitar parcial de urina.
B
Expectante.
C
Realizar biópsia intestinal.
D
Solicitar urocultura com antibiograma.
E
Solicitar teste do suor.
Outras questões
Paciente do sexo masculino, atleta de 19 anos, jogava uma partida de tênis no seu clube como de costume. Ao final do primeiro set sofreu um ataque de seu adversário, no qual a bola de tênis atingiu seu olho direito com grande velocidade e alto impacto. Sentiu uma dor muito intensa, começou a enxergar embaçado e em alguns minutos passou a enxergar duplo. Dirigiu-se ao pronto atendimento onde no exame físico constatou-se: edema e hematoma periorbitário à direita, com limitação do olhar para cima e discreto desvio medial de olho direito, com hiperemia conjuntival e proptose. Sobre o tipo de trauma sofrido pelo paciente em questão, assinale a alternativa incorreta:
Índice de Mallampati estratifica a dificuldade a intubação traqueal. Sua classificação está relacionada com:
Recém-nato a termo, parto normal, peso=3600g, exame físico normal. Os exames pré-natais indicaram infecção em atividade pelo citomegalovírus no final da gestação. A recomendação em relação à amamentação é:
Lactente de 3 meses de idade, previamente hígido dá entrada no PS com queixa de tosse e febre há 3 dias, há 1 dia taquipneia e chio de peito.T= 38,6 C, FR= 43 mrpm, FC= 165 bpm. Congestão nasal, hiperemia de orofaringe, batimento de aletas nasais, tiragem IC acentuada, sibilos difusos. BRNF. Você solicita RX de Tórax que evidencia apenas hiperinsuflação pulmonar acentuada e infiltrado peri-hilar bilateral. O diagnóstico mais provável e conduta: