Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Paciente de 12 meses de idade, sexo feminino, vem a consulta médica por falta de ganho ponderal há 60 dias. Sem outras queixas. A mãe refere que a criança alimenta-se normalmente, apresentando dieta adequada para a idade. Seu peso atual está no P 3 (anteriormente no P10) e a estatura no P 25 (anterior P25). O exame físico geral e segmentar não apresenta alterações. Há aproximadamente 1 semana, realizou hemograma e parasitológico de fezes que foram normais. Qual seria a melhor conduta para este paciente?

A
Solicitar parcial de urina.
B
Expectante.
C
Realizar biópsia intestinal.
D
Solicitar urocultura com antibiograma.
E
Solicitar teste do suor.
Em relação à obstrução arterial, considere as seguintes afirmativas: 1. Na embolia arterial aguda, a maior fonte de êmbolos é o coração. 2. Na embolia arterial aguda, geralmente o paciente relata claudicação intermitente prévia. 3. Oclusões trombóticas isoladas da artéria femoral geralmente não levam a quadros importantes de claudicação. 4. Em relação à claudicação intermitente, a distância da claudicação não se altera quando se mantém o mesmo ritmo da marcha tanto no aclive quanto no declive. 5. A anamnese e o exame clínico concluem com razoável precisão se o paciente sofreu embolia ou trombose aguda. Assinale a alternativa correta.
Alternativa que contém todos os componentes considerados no diagnóstico da síndrome metabólica é:
São cardiopatias congênitas que cursam com hipofluxo pulmonar, EXCETO:
R.S.A., 38 anos, costureira há 19 anos, apresenta sintomas de formigamento dos três primeiros quirodáctilos das mãos, mais intenso à direita; dor no punho com irradiação para cotovelo e fraqueza nos braços. Relata que, frequentemente, acorda à noite com dor e sente dificuldade para pentear o cabelo. Este quadro representa a compressão do nervo:
Compartilhar