Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 15 anos de idade, sexo masculino, durante uma evacuação na escola, notou sangramento retal. A colonoscopia revelou incontáveis pólipos no cólon e no reto e o laudo histopatológico da biopsia de um destes pólipos confirmou pólipo adenomatoso. O pai dele morrera aos 54 anos devido a um sangramento retal. A conduta mais apropriada, neste caso, é:

A
proctocolectomia total.
B
acompanhamento com colonoscopia a cada 2 meses.
C
dieta laxativa.
D
orientar o paciente a não usar papel higiênico.
E
aguardar a transformação de alguns pólipos para câncer.
Homem de 32 anos vem ao posto de saúde preocupado porque, ao realizar doação de sangue, foi impedido de fazê-la, por apresentar exames alterados para hepatite B. Seus exames revelam:HBsAG:não reagente;Anti-HBs:reagente;Anti-HBc IgM:não reagente;Anti-HBc IgG:reagente. Qual a melhor interpretação para esses resultados?
Considere as seguintes afirmativas: I - quanto mais altos forem os valores da pressão arterial e mais jovem for o paciente, maior será a possibilidade de a hipertensão arterial ser secundária com maior prevalência das causas renais. II - o aparecimento de hipertensão arterial durante o uso de anticoncepcional oral não requer suspensão imediata da medicação. III - o tratamento da hipertensão com inibidores da ECA, diuréticos, betabloqueadores ou bloqueadores do canal de cálcio, é benéfico para a prevenção primária do acidente vascular cerebral (AVC). Quais as questões corretas?
Paciente com 45 anos de idade, em terapia de reposição hormonal e com mamografia Bi-RADS zero. Deve-se:
Escolar de 9 anos apresenta tosse produtiva há 4 semanas. Refere ter apresentado astenia, febre baixa e coriza nos primeiros 2 dias. Evoluiu com otalgia no terceiro dia e foi medicado com Amoxicilina por 7 dias com melhora, porém a tosse persistiu e se tornou coqueluchoide. Nega febre, coriza nas últimas semanas. Ao exame: BEG, corado, eupneico, afebril, com roncos e ESC em bases. RX de tórax com padrão broncopneumonico na base D. O provável agente etiológico e tratamento são:
Compartilhar