Paciente de 15 anos, sexo masculino, vitima de queda de árvore, com fratura de arcos costais à esquerda, apresentando-se com, EGB, FC: 84 BPM, e PA; 110/70 mmHg. USG abdominal revelou pequena quantidade de liquido cavitário, baço com-lesão capsular extendendo-se ao parênquima e vasos trabeculares, conservando hilo, sem lesões associadas. Radiografia abdominal sem alterações. A lesão esplênica é classificada como:
A
Grau I
B
Grau II
C
Grau III
D
Grau IV
E
Grau V
Outras questões
Paciente de 25 anos apresentou quadro compatível com cólica renal à direita, tendo sido encaminhado à emergência. Os exames mostraram cálculo de 4 mm localizado no ureter distal e leve hidronefrose. A avaliação laboratorial não revelou anormalidades. A dor em cólica aliviou de maneira substancial após analgesia intravenosa. Considerando as opções abaixo, qual a mais indicada para o manejo inicial?
Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, foi internado para tratamento cirúrgico eletivo de hérnia inguinal à direita, com dois anos de evolução. Durante o ato operatório, após abertura do saco herniário em hérnia tipo Nyhus IIIB, identificou-se segmento ileal no respectivo interior, com divertículo de Meckel de base larga, sem evidentes sinais de inflamação, o qual foi tratado conservadoramente, por meio de redução para a cavidade peritoneal. Com base nas informações apresentadas e no caso clínico, o epônimo de hérnia especial descrita é hérnia:
Paciente com dor abdominal, hiporexia e astenia comparece ao consultório para avaliação. Ela nega doenças pregressas e relata apenas o uso de anticoncepcional. Quanto ao caso clínico apresentado, e considerando a hipótese diagnóstica de tumor hepático, é CORRETO afirmar que o tumor:
Menino de 4 anos de idade vem em consulta com aparecimento de massa abdominal. Seus pais notaram que ele tem sido cada vez mais letárgico ao longo das últimas semanas. Referem palidez e que recentemente começou a tomar longos cochilos à tarde. Seu apetite tem sido pobre e ele perdeu 2 quilos nos últimos 2 meses. Ao exame físico, a criança é magra e descorada. Ausculta pulmonar clara com igualdade de sons de respiração. Seus batimentos cardíacos estão normais. Durante avaliação abdominal identificada grande massa sob a margem costal esquerda que é firme e imóvel. O diagnóstico mais provável é: