Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente de 16 anos, sexo masculino, vem usando fenitoína há duas semanas após três episódios convulsivos. Há três dias passou a apresentar febre, rash eritematoso e erupções cutâneas difusas. Exames laboratoriais mostraram elevação de transaminases e discreta leucocitose. Considerando a possibilidade de síndrome de reação de hipersensibilidade, assinale a conduta correta:

A
Substituir fenitoína por gabapentina
B
Substituir fenitoína por fenobarbital
C
Substituir fenitoína por carbamazepina
D
Reduzir dose da fenitoína
E
Associar fenitoína a corticoide
A utilização de zidovudina (AZT) por via oral durante 6 semanas em recém-natos nascidos com exposição perinatal ao HIV faz parte da estratégia para evitar a transmissão vertical do agente. Qual é o evento adverso mais frequente desse antirretroviral e que deve ser avaliado laboratorialmente?
Um lactente de 12 meses apresenta, desde os 8 meses de vida, placas eritematosas recorrentes, associadas a prurido, localizadas na região malar e face extensora de membros. Tem surtos a cada 15 dias e refere piora nos períodos de frio. Com relação a esse paciente, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A presença de lesões pruriginosas nos familiares e prurido noturno confirmam dermatite atópica. ( ) A história familiar e pessoal de atopia confirma a hipótese clínica de dermatite atópica. ( ) Nesse paciente é importante o tratamento dos familiares, pois é doença de fácil contágio inter-humano. ( ) Nesse paciente é importante orientar a hidratar a pele, pois a barreira cutânea encontra-se alterada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares:
Criança de dois anos veio ao CSF com história de febre alta há 48 horas, dor de garganta e tosse rouca. Ao exame do orofaringe, havia uma hiperemia intensa das amígdalas. Esse quadro é mais sugestivo de:
Compartilhar