Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente de 16 anos, sexo masculino, vem usando fenitoína há duas semanas após três episódios convulsivos. Há três dias passou a apresentar febre, rash eritematoso e erupções cutâneas difusas. Exames laboratoriais mostraram elevação de transaminases e discreta leucocitose. Considerando a possibilidade de síndrome de reação de hipersensibilidade, assinale a conduta correta:

A
Substituir fenitoína por gabapentina
B
Substituir fenitoína por fenobarbital
C
Substituir fenitoína por carbamazepina
D
Reduzir dose da fenitoína
E
Associar fenitoína a corticoide
Mulher, 32 anos de idade, G3P2A1, portadora de dismenorreia e HAS controlada com medicação, procura a unidade básica de saúde para prescrição de método contraceptivo. O exame ginecológico é normal. De acordo com os critérios de elegibilidade da Organização Mundial de Saúde - OMS (2009), assinale a opção que apresenta apenas métodos contraceptivos categoria 1 e/ou 2 para esta paciente:
Mulher, 55 anos de idade, G0, assintomática, comparece à consulta em unidade básica de saúde. Informa durante consulta não ter antecedentes pessoais ou familiares de câncer. Ao exame clínico detalhado, não se detecta anormalidades. Neste caso a estratégia mais efetiva para se reduzir a mortalidade pelo câncer de mama é:
Mulher, com 19 semanas de gestação chega à maternidade com um quadro de abortamento em curso. Houve expulsão de um feto de 350 g, 18 cm, apresentando movimentos respiratórios e batimento do cordão umbilical. Após 30 minutos, constatou-se o óbito do feto. Qual (is) documento (s) deve (m) ser emitido (s) pelo médico obrigatoriamente?
Paciente, 30 anos de idade, G7P7A0, gestação de 38 semanas, com gemelaridade dicoriônica e diamniótica foi submetida a parto cesárea por apresentação pélvica dos dois fetos. Antecedentes pessoais: Diabetes mellitus gestacional controlado com dieta. Na primeira hora de puerpério, apresentou sangramento via vaginal aumentado com repercussão hemodinâmica e necessidade de uterotônicos e massagem uterina. Dentre os itens listados, o conjunto de fatores de risco para hipotonia uterina nesta paciente é:
Compartilhar