Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 18 anos, admitida no serviço de emergência com hematócrito de 18%, VCM 114 fl, reticulócitos 18%, leucócitos 9.800/mm³ e plaquetas 220.000/mm³. No sangue periférico, existem microesferócitos. O diagnóstico mais provável e o teste confirmatório são:

A
Anemia megaloblástica e dosagem de vitamina B12.
B
Anemia hemolítica autoimune e teste de Coombs direto.
C
Hiperesplenismo e ultrassonografia do abdome.
D
Anemia hemolítica e teste de Coombs indireto.
E
Anemia megaloblástica e dosagem de homocisteína e ácido metilmalônico.
Em relação ao empiema pleural em crianças, considere as afirmativas abaixo: 1. A grande maioria dos empiemas pleurais em crianças é de natureza parapneumônica. 2. A ecografia de cavidade pleural é o exame mais indicado apenas na fase fibrinopurulenta. 3. A ecografia de cavidade pleural é o exame mais indicado, independentemente da fase do empiema. 4. O tratamento de eleição na fase exsudativa é a videotoracoscopia. 5. Videotoracoscopia e uso de fibrinolítico intrapleural são tratamentos para a fase fibrinopurulenta. Assinale a alternativa correta.
Além dos pulmões, o bacilo da tuberculose pode se disseminar no momento da primoinfecção, implantar-se e multiplicar-se em qualquer órgão ou tecido. Cerca de 20% dos casos de tuberculose em crianças tem apresentação extrapulmonar. Assinale a forma de tuberculose extrapulmonar mais comum na criança.
Primigesta, 26 anos, 19 semanas de gestação, procurou o pronto-socorro obstétrico com cefaleia frontal intensa, escotomas cintilantes e edema generalizado. Refere pré-natal até o momento sem intercorrências com exames rotineiros todos normais. Nega história pregressa e familiar de hipertensão arterial e nefropatia. Ao exame: PA= 160/120 mmHg, altura uterina de 15 cm, frequência cardíaca fetal de 140 bpm, edema palpebral e em mãos. Exames complementares: ácido úrico = 6,5 g/dl, ?ta reagente urinária = proteínas 3+ . Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.
A respeito do crack, pode-se afirmar que: I- os pulmões absorvem aproximadamente 100% do crack inalado. A via pulmonar torna mais curto o caminho da droga ao cérebro, podendo seus primeiros efeitos serem sentidos de 10 a 15 segundos. II- a duração dos efeitos do crack é muito rápida, em torno de 5 minutos. Isso faz com que o usuário volte a usar a droga com mais frequência, facilitando a sua dependência. III- podem ser atribuídos ao crack os seguintes efeitos no organismo dos usuários: sensação de prazer e euforia, insônia, perda da sensação de cansaço, aumento da libido, delírios e alucinações. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar