Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 18 anos procura ginecologista referindo ciclos menstruais de 2 em 2 meses, hirsutismo discreto na face e mastalgia. O exame ginecológico pélvico se encontra normal. Dosagens de gonadotrofinas hipofisárias apresentam-se aumentadas. Ultrassonografia mostra ovários discretamente aumentados com presença de inúmeros cistos em sua superfície. Em relação ao provável tratamento desta paciente, qual das drogas abaixo não é utilizada?

A
Etinil estradiol.
B
Acetato de ciproterona.
C
Acetato de medroxiprogesterona.
D
Espironolactona.
Dentre as causas da hemorragia pós-parto imediata, não se inclui:
Mulher de 55 anos em uso crônico de anti-inflamatório não esteroidal apresenta quadro de hemorragia digestiva alta vultosa. Após a estabilização hemodinâmica, realizou endoscopia que mostrou úlcera na 1ª porção duodenal, na parede posterior, recoberta por grande coágulo. Neste momento foi tratada com injeção de adrenalina. A paciente permaneceu sob observação rigorosa, quando em menos de 24 horas apresentou hipotensão e enterorragia. Qual o procedimento melhor indicado para esta paciente?
Qual a conduta abaixo NÃO está indicada nos casos de atonia uterina?
Menino, 2 anos, compareceu à emergência vomitando, após ter ingerido todo o vidro de suplemento de ferro. Pela quantidade ingerida, é estimado que ele tenha tomado cerca de 20 mg/kg de ferro elementar. Qual dos agentes quelantes deve ser administrado?
Compartilhar