Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Paciente de 18 meses apresenta quadro de diarreia importante caracterizada por fezes sanguinolentas, vômitos, dor abdominal difusa, com duração de 10 dias, necessitando de hidratação venosa. No decurso do tratamento, os exames laboratoriais solicitados denotaram o aparecimento de anemia, hematúria, proteinúria e o paciente caminhou para um quadro de oligoanúria. Qual a sua suspeita diagnóstica?

A
Glomerulonefrite aguda.
B
Síndrome hemolítico-urêmica.
C
Síndrome nefrótica.
D
Insuficiência renal prerrenal.
E
Nenhuma das afirmações anteriores.
Paciente, 40 anos de idade, com quadro de trombose venosa profunda do membro inferior direito, sob tratamento adequado com heparina. Apresenta quadro de embolia pulmonar, hemodinamicamente estável. Ao mapeamento Doppler constata-se trombo não aderido na veia ilíaca direita. Qual a melhor conduta?
Paciente, 60 anos de idade, com antecedente de infarto agudo do miocárdio há 1 ano, refere dor e esfriamento (sic) do membro inferior esquerdo há 4 horas. Nega antecedentes de claudicação prévia. Exame físico: ausência de pulso da artéria femoral esquerda para baixo e membro contralateral com pulsos normais. Qual a hipótese mais provável e a conduta?
Com relação aos tumores Pediátricos, é correto afirmar:
Sobre a Mediastinite Necrotizante Descendente Aguda, aponte a opção que esteja INCORRETA.
Compartilhar