Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Paciente de 18 meses apresenta quadro de diarreia importante caracterizada por fezes sanguinolentas, vômitos, dor abdominal difusa, com duração de 10 dias, necessitando de hidratação venosa. No decurso do tratamento, os exames laboratoriais solicitados denotaram o aparecimento de anemia, hematúria, proteinúria e o paciente caminhou para um quadro de oligoanúria. Qual a sua suspeita diagnóstica?

A
Glomerulonefrite aguda.
B
Síndrome hemolítico-urêmica.
C
Síndrome nefrótica.
D
Insuficiência renal prerrenal.
E
Nenhuma das afirmações anteriores.
Avalie as seguintes afirmativas quanto à hanseníase. I. As principais causas de morbidade da hanseníase decorrem do fato de que o Mycobacterium leprae apresenta tropismo característico pelos nervos periféricos acrescido a que certos estados reacionais são mediados imunologicamente. II. Define-se como caso de hanseníase indivíduo que apresente uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural e baciloscopia positiva. III. O Mycobacterium leprae tem baixa infectividade e alta patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas, no entanto só poucas adoecem. IV. A poliquimioterapia padronizada pela Organização Mundial de Saúde inclui os seguintes agentes de escolha no tratamento da hanseníase: dapsona, clofazimina e rifampicina. V. Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os últimos meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo nesse caso após a cura do paciente. Assinale a alternativa correta.
Vinícius, 65 anos, obeso, tabagista, portador de hérnia inguinal Nyhus tipo IVA, foi submetido a correção cirúrgica pela técnica de Lichtenstein com raque anestesia e opioide para analgesia. A cirurgia foi bastante trabalhosa devido dificuldades técnicas. No pós-operatório não conseguiu urinar, apresentando bexigona, sendo necessário sondagem de alívio. Qual a provável etiologia desta retenção urinária:
Recém-nascido (RN) a termo, peso de nascimento de 3 kg, com 18 horas de vida, apresenta-se ictérico com Bilirrubina indireta de 18 mg/dl. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh negativo e do RN, A Rh positivo. Coombs direto fracamente positivo. Pré-natal sem intercorrências, mãe informa aborto anterior com necessidade de curetagem, mas não se recorda do uso de nenhuma medicação específica. Em relação à etiologia da icterícia, considere as afirmativas a seguir. I. A icterícia costuma ser precoce e intensificar-se nas primeiras horas, e há intensificação do processo hemolítico em gestações sucessivas. II. Na doença hemolítica por incompatibilidade de Rh, a fototerapia deve ser iniciada imediatamente com controle rigoroso; se houver sinais de piora da hemólise, a exsanguinotransfusão deverá ser realizada. III. O único parâmetro utilizado atualmente para indicação de fototerapia em RN é a dosagem sérica de bilirrubina. IV. A profilaxia com a imunoglobulina anti-D não é recomendada após abortos, independentemente do tempo gestacional, e é ineficaz nos partos cirúrgicos. Assinale a alternativa correta.
Um paciente de 35 anos de idade, hepatopata, refere tumoração gigante na região inguinal direita. Foi indicado tratamento cirúrgico e achada uma hérnia inguinal por deslizamento, contendo cólon direito e íleo terminal. Foi então submetido a correção cirúrgica de hérnia inguinal e colectomia direita, com abordagem pela incisão em região inguinal direita. Evoluiu no pósoperatório com instabilidade hemodinâmica, aumento de volume na bolsa escrotal e aumento de volume abdominal. Qual das condutas apresentadas abaixo deve ser tomada?
Compartilhar