Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 19 anos, inicia quadro de dor pélvica há dois dias, associada a corrimento vaginal. Refere intercurso vaginal não protegido com desconhecido há cerca de 14 dias. A exame observa-se colo discretamente hiperemiado, dando saída a secreção purulenta. O toque vaginal mostrava-se extremamente doloroso, mas não havia sinais de irritação peritoneal. Sem queixas urinárias ou intestinais. O diagnóstico mais provável é:

A
Doença Inflamatória pélvica aguda
B
Tricomoníase
C
Apendicite aguda
D
Prenhez tubária rota
E
Adenite mesentérica
Considerando que um paciente de 54 anos de idade esteja no quinto dia pós-operatório de uma gastrectomia com reconstrução do trânsito à Billroth II na qual foram utilizados fios monofilamentares inabsorvíveis e multifilamentares absorvíveis, julgue o item. Caso o paciente em questão apresente febre, infecção de ferida operatória, pneumonia ou infecção do trato urinário devem ser consideradas no diagnóstico diferencial nessa condição clínica.
Lactente, 19 meses, apresenta-se desnutrido, taquipneico, temperatura axilar igual a 38.8ºC, creptação em base pulmonar à direita, sopro sistólico melhor audível na borda paraesternal esquerda, na altura do terceiro espaço intercostal. Fígado palpável a 4 cm da reborda costal D. Além de pneumonia e de desnutrição, este paciente apresenta o seguinte diagnóstico:
A rotina de atendimento de recém-nascidos prevê ações de saúde no campo da prevenção que podem ser exemplificadas abaixo. Das medidas de promoção de saúde abaixo, é incorreto afirmar que:
Em relação aos sopros inocentes, é correto afirmar:
Compartilhar