Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Hematologia

Doenças Respiratórias

Paciente de 2 anos com história de fezes amolecidas, volumosas e brilhantes 8x/dia. História pregressa de 3 episódios de pneumonia. Ao exame: peso e estatura abaixo do 3º percentil. Hemograma: Hb = 12, leucócitos 2.500, 2% bastões, 10% segmentados, 2% eosinófilos, 86% linfócitos, plaquetas 250.000. Radiografia de ossos longos demonstra condrodisplasia metafisária. Qual o diagnóstico?

A
Síndrome de Beckwith-Wiedmann.
B
Síndrome de Wiskott-Aldrich.
C
Síndrome de Johanson-Blizzard.
D
Síndrome de Bernard-Soulier.
E
Síndrome de Shwachman-Diamond.
Uma criança com três anos é levada ao serviço de emergência com quadro clínico de intoxicação, caracterizado por vômitos, diarreia e visão borrada. O exame físico revelou pupilas puntiformes, sialorreia, sudorese e miofasciculações. Estava normotérmica. A família relatou o uso de veneno na salsicha para matar ratos. Pelo quadro clínico é fácil identificar o mecanismo do veneno envolvido, identificar a síndrome que o paciente está apresentando. O médico deve ligar para o Centro de Informações Toxicológicas da região, iniciar imediatamente o uso de antídoto e solicitar exame laboratorial que confirme o diagnóstico. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE a síndrome clínica, o antídoto e o exame laboratorial a ser solicitado.
Marcos, 52 anos, casado, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde da Família depois de visita domiciliar do agente comunitário de saúde, que o orientou a realizar consulta de rotina já que "não ia ao médico há anos". Está sem queixas e gostaria de realizar um check-up. Trabalha como açougueiro há 18 anos. Vai ao trabalho de bicicleta (40 minutos de percurso considerando a ida e volta). Pai hipertenso, IAM aos 63 anos e mãe com depressão. Exame físico normal. IMC=24,5 kg/m². PA= 118 x 78 mmHg (2 medidas). Em relação ao caso acima e considerando as orientações de rastreamento na Atenção Primária do Ministério da Saúde, responda à questão. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao rastreamento que deve ser recomendado para o Marcos.
ID: Homem, 59 anos de idade, nega doenças anteriores e uso de medicamentos. HMA: chega ao PS com sangramento abundante pela fossa nasal direita e pela boca. EF: apresenta-se com mucosa pálida, FC: 115 bpm e PA: 170 x110 mmHg. A conduta é:
Homem, 30 anos, hipertenso controlado, com antecedente de litíase urinária e assintomático. Realizou tomografia em outro serviço, que evidenciou litíase renal esquerda com 1,4 cm, sem hidronefrose, densidade de 650UH e distância cálculo-pele de 14 cm. Exame de urina com hematúria discreta (11000 He), sem leucocitúria e urocultura negativa. Qual a melhor conduta?
Compartilhar