Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Hematologia

Doenças Respiratórias

Paciente de 2 anos com história de fezes amolecidas, volumosas e brilhantes 8x/dia. História pregressa de 3 episódios de pneumonia. Ao exame: peso e estatura abaixo do 3º percentil. Hemograma: Hb = 12, leucócitos 2.500, 2% bastões, 10% segmentados, 2% eosinófilos, 86% linfócitos, plaquetas 250.000. Radiografia de ossos longos demonstra condrodisplasia metafisária. Qual o diagnóstico?

A
Síndrome de Beckwith-Wiedmann.
B
Síndrome de Wiskott-Aldrich.
C
Síndrome de Johanson-Blizzard.
D
Síndrome de Bernard-Soulier.
E
Síndrome de Shwachman-Diamond.
Mulher, 25 anos, magra, em autoexame percebe pequeno nódulo no pescoço, de localização anterior, móvel à deglutição, ao falar e à palpação. Qual é a principal hipótese diagnóstica inicial?
Um menino de 13 anos de idade reclama de dor no joelho direito há cerca de um mês que piora após correr. Sua dor iniciou uma semana após sua admissão na equipe de corrida da escola. Nega dor em outras articulações e nega também edema e eritema articular. Sem outras queixas. Ao exame físico constata-se apenas dor à palpação da tuberosidade tibial direita. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Lactente de 3 meses dá entrada na emergência em Parada Cardiorrespiratória. Foram iniciadas manobras de reanimação, sem sucesso. Os pais contam que a criança nasceu a termo, nunca ficou doente, estava em aleitamento materno exclusivo, com desenvolvimento neurológico e ponderal normais. A criança mamou, ficou no colo por 15 minutos e foi colocada no berço, em decúbito ventral, sem cobertor. Como a criança não acordou para a próxima mamada, a mãe foi ao berço e a encontrou “roxa”. Em relação à orientação dos pais para prevenção da morte desta criança, assinale a alternativa correta:
Com relação às convulsões febris em crianças, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar