Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Paciente de 2 anos de idade apresenta retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e microcefalia. A investigação mostra: cariótipo 46XX; tomografia de crânio com calcificações periventriculares; liquor com 2 células, 5 hemácias, 12 proteína, 67 glicose; fundo de olho com coriorretinite. Qual o diagnóstico mais provável?

A
síndrome de Edwards
B
síndrome de Patau
C
síndrome de Down
D
infecção congênita por citomegalovirus
E
infecção congênita por sífilis
Os tipos de HPV relacionados a tumores malignos são:
Pré-escolar, 2 anos, é levado pela mãe à UPA com queixa de secreção nasal há 1 mês. Dados relevantes na história familiar de asma, tanto pai quanto irmão mais velho. Observou-se secreção nasal sanguinolenta em narina esquerda, com odor fétido, com obstrução completa do canal. A narina se apresentava sem edema, hiperemia ou secreção. A conduta a seguir deverá ser:
Considere um paciente submetido à correção de hérnia inguinal indireta recidivada, técnica de Shouldice. Retorna ao ambulatório no pós-operatório, com dor testicular e edema no testículo. Qual a hipótese provável e a conduta mais apropriada?
I.F.S., menino de 3 anos de idade em acompanhamento em serviço de referência por diagnóstico de nefroblastoma, aguardando tratamento cirúrgico, é levado ao pronto atendimento, por sua mãe, devido a queixas de diarreia há um dia, com cinco episódios de evacuação líquidas sem produtos patológicos, diminuição da ingestão alimentar e discreta diminuição do volume urinário. Não refere vômitos ou febre. As mucosas estão úmidas e coradas. A criança está alerta brincando pelo consultório. O exame abdominal revela discreto desconforto difuso, sem peritonismo, além da massa abdominal palpável. Aproveitando a oportunidade da consulta médica, a mãe do paciente resolve tirar algumas dúvidas sobre o transporte dele no carro. Com base nas informações apresentadas no caso clínico e conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. O nefroblastoma, ao contrário do neuroblastoma, costuma atravessar a linha média do abdômen.
Compartilhar