Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 20 anos, refere aumento súbito de volume em bolsa escrotal à esquerda, doloroso, após traumatismo jogando handebol, há 3 dias. Ao exame observa-se aumento de volume à esquerda, tenso, pouco doloroso, teste de transiluminação de difícil avaliação, não se conseguindo diferenciar os elementos da bolsa escrotal pela palpação. São diagnósticos possíveis, EXCETO:

A
Hidrocele não-comunicante.
B
Hidrocele comunicante.
C
Hidrocele de cordão.
D
Tumor;
E
Hérnia inguinoescrotal encarcerada.
Dentre as pacientes que procuram os ambulatórios de Doenças Sexualmente Transmissíveis, é comum ter de fazer a distinção entre úlcera genital da sífilis primária e do cancro mole. O diagnóstico diferencial, com bases clínicas, pode ser feito adotando as seguintes observações:
Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:
Homem, 50 anos de idade, foi trazido ao pronto-socorro pela esposa referindo que o paciente vem apresentando indisposição geral há uma semana e, há um dia, confusão mental, hiporexia e dor abdominal. Tem hipertensão arterial e dislipidemia, em tratamento com captopril, sinvastatina e AAS. Há um mês, foi feito diagnóstico de diabetes mellitus e orientado para fazer dieta adequada e aumentar a atividade física, o que vem fazendo corretamente. Ao exame: desorientado, corado, desidratado +++/4+, FC = 90 bpm, PA = 150X100 mmHg. Exame físico especial: normal. Qual é a conduta IMEDIATA?
Menina, 5 anos de idade, com edema em joelho direito há 3 meses. Exame físico: aumento de volume, discreta dor à movimentação do joelho direito e atrofia da musculatura adjacente da coxa direita. O restante do exame é normal. Diante disso, é correto afirmar que:
Compartilhar