Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Dermatologia

Ginecologia

Paciente de 21 anos, casada há 2 anos, portadora da síndrome do ovário policístico, vem à consulta ginecológica para avaliação, pois deseja engravidar. Apresenta ciclos menstruais irregulares, acne e hirsutismo. Considerando que entre 50 e 80% dessas pacientes têm resistência insulínica e hiperinsulinemia, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos achados clínicos que sugerem resistência à insulina e hiperinsulinemia.

A
Acrocórdons
B
Índice de massa corpórea maior que 27 kg/m²
C
Acantose irregular
D
Razão cintura/quadril maior que 0,85
E
Cintura maior que 100 cm
Em uma mulher grávida, a tuberculose pulmonar e, principalmente, extrapulmonar, além de linfadenite, está associada a um maior risco de prematuridade, retardo de crescimento fetal, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. A partir do comprometimento placentário, os bacilos tuberculosos atingirão primeiramente que órgão?
O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma doença que afeta crianças e adolescentes em todo mundo, interferindo nos seus desenvolvimentos físicos e psíquicos. Quais critérios são necessários para diagnóstico clínico?
Vários autores têm chamado a atenção para o fenômeno da depressão em crianças e adolescentes que, além de ter seu reconhecimento estabelecido, parece estar mais frequente e ocorrendo cada vez mais cedo, sendo que, em alguns estudos, os adultos com depressão maior relataram o primeiro episódio da doença ocorrendo antes dos dezoito anos de idade. Dentre os sintomas de depressão maior, assinale a alternativa INCORRETA.
Recém-nascido com 2 semanas de vida, apresenta-se no consultório de pediatria com insuficiência cardíaca grave, sem sopro. Dentre os dados importantes para o diagnóstico de possível cardiopatia congênita, destaca-se:
Compartilhar