Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Dermatologia

Ginecologia

Dermatologia

Paciente de 21 anos, casada há 2 anos, portadora da síndrome do ovário policístico, vem à consulta ginecológica para avaliação, pois deseja engravidar. Apresenta ciclos menstruais irregulares, acne e hirsutismo. Considerando que entre 50 e 80% dessas pacientes têm resistência insulínica e hiperinsulinemia, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos achados clínicos que sugerem resistência à insulina e hiperinsulinemia.

A
Acrocórdons
B
Índice de massa corpórea maior que 27 kg/m²
C
Acantose irregular
D
Razão cintura/quadril maior que 0,85
E
Cintura maior que 100 cm
Mulher, de 60 anos, com história de artrite reumatoide e frequentes ataques de pseudogota no joelho D apresenta uma história de febre com suores noturnos e dor intensa no mesmo joelho. O exame mostra uma temperatura axilar de 38,6°C, uma frequência cardíaca de 110 bpm, uma pressão arterial de 110/70 mmHg. O joelho D apresenta-se inchado, vermelho, quente e muito doloroso. A contagem leucocitária mostra 15.800 leucócitos, com 80% de neutrófilos, sendo 8% bastonetes. O exame do líquido articular apresentou uma contagem leucocitária de 160.000/mm³, com 95% de neutrófilos e presença de cristais no formato de agulha, birrefringentes. O Gram mostra cocos Gram-positivos agrupados. Entre as medidas a serem tomadas NÃO se inclui:
A droga anti-hipertensiva de escolha para o uso crônico na gestação é:
O aparecimento de queloides está influenciado por:
Paciente 60 anos, tabagista, deu entrada no PS apresentando quadro de retenção urinária. Refere história de hematúria macroscópica há 1 dia. Qual a conduta inicial?
Compartilhar