Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente de 23 anos, hígido, portador de hérnia inguinal direita, irá submeter-se a tratamento cirúrgico. Os exames que devem ser solicitados no pré-operatório são:

A
Hemograma, glicemia e creatinina
B
Hemograma e coagulograma
C
Hemograma, coagulograma, glicemia e creatinina
D
Hemograma, coagulograma, glicemia e ECG
E
Nenhum exame deve ser solicitado
A fadiga vocal e a perda do timbre da voz após uma tireoidectomia levam à suspeição de:
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um neonato vigoroso foi classificado como a termo e pequeno para a idade gestacional. Na história clínica materna, a única observação digna de nota era que a mãe estava abaixo do percentil 3 da curva de peso para a idade gestacional. Foi acolhido no alojamento conjunto há sexta hora após o nascimento. Com doze horas de vida, a criança não estava sugando bem, apresentava cianose perioral, sudorese e tremores finos de extremidades. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de hipocalcemia neonatal precoce.
Paciente, 13 anos de idade, sexo masculino, há 4 anos iniciou com quadro de edema progressivo, acompanhado de baixa da acuidade auditiva. Os exames realizados mostram elevação de ureia e creatinina, hematúria, proteinúria. A história familiar revelou que dois tios maternos apresentaram insuficiência renal associada às alterações auditivas. Nos antecedentes do paciente, consta hematúria microscópica notada desde os 5 anos de idade. O diagnóstico mais provável é:
A complicação mais frequente de pneumonia por Estreptococos é:
Compartilhar