Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 24 anos de idade em tratamento de infertilidade após várias tentativas de indução da ovulação apresentou quadro compatível com síndrome de hiperestimulação ovariana classificada como moderada. Que critério (s) permite (m) esse diagnóstico?

A
Dor abdominal e aumento do ovário que pode atingir 5 a 12 cm.
B
Ascite abdominal constatada pela ecografia.
C
Distensão abdominal leve e dor.
D
Hidrotórax e hemoconcentração.
E
Náusea e vômito, dispneia e hipercoagulabilidade.
Menina de 7 meses de idade é levada ao ambulatório de pediatria para consulta. Ela nasceu a termo, de parto normal, com peso de 3.280 g, e obteve índice de Apgar no 5º minuto = 9. A mãe refere que a criança está bem, que nunca teve qualquer intercorrência clínica ou infecciosa e que está em aleitamento materno exclusivo. Na antropometria, evidencia-se que ela tem peso de 7.520 g, comprimento de 65,5 cm e perímetro cefálico de 43 cm. O exame físico é normal e os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados para a idade. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo. Para considerar que a criança descrita acima está adequadamente vacinada, conforme o calendário vacinal vigente no Brasil, ela já deve ter recebido:
Observe as situações descritas a seguir e, levando em consideração as orientações do Ministério da Saúde para o rastreamento, responda a questão: I – Luiz Henrique, 37 anos, sem comorbidades e com baixo risco cardiovascular; II – Rafael, 25 anos, sem comorbidades, assintomático e com história familiar positiva (mãe) para hipertensão arterial sistêmica; III – Rúbia, 23 anos, IMC: 22 kg/m², PA sustentada de 140 x 85 mmHg, sem comorbidades, sem história familiar para diabetes, dislipidemia e/ou hipertensão; IV – Gabriela, 16 anos, sem comorbidades e com história familiar (pai) para hipertensão arterial sistêmica; V – Wilson, 40 anos, sem comorbidade, IMC: 29 kg/m², PA sustentada de 128 x 76 mmHg, sem história familiar para diabetes, dislipidemia e/ou hipertensão. Sr. Geraldo, 62 anos, compareceu à consulta com seu médico de família e comunidade. Ele está assintomático, não apresenta comorbidades e deseja o rastreamento para câncer de próstata. Qual é a conduta a ser tomada?
Com relação ao uso da Pentoxifilina, é CORRETO afirmar que está indicada:
São características descritas na Síndrome de Down, EXCETO:
Compartilhar