Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 24 anos de idade em tratamento de infertilidade após várias tentativas de indução da ovulação apresentou quadro compatível com síndrome de hiperestimulação ovariana classificada como moderada. Que critério (s) permite (m) esse diagnóstico?

A
Dor abdominal e aumento do ovário que pode atingir 5 a 12 cm.
B
Ascite abdominal constatada pela ecografia.
C
Distensão abdominal leve e dor.
D
Hidrotórax e hemoconcentração.
E
Náusea e vômito, dispneia e hipercoagulabilidade.
Você pode encontrar em uma criança saudável, com 4 meses de idade, as seguintes características:
Na sala de parto, você atendeu um recém-nascido a termo cuja mãe não realizou pré-natal. Em relação ao risco de transmissão da hepatite B para este recém-nascido, qual a conduta inicial adequada?
Uma menina de 1 ano e 3 meses consulta em companhia da mãe por apresentar uma febre há 2 dias, recusa alimentar, choro e sialorreia . Ao exame físico identificam-se pequenas ulcerações no palato mole e pilares amigdalinos, faringe hiperemiada e segmento anterior da cavidade e segmento anterior da cavidade oral poupado. Qual o diagnóstico mais provável e o agente etiológico envolvido, respectivamente?
Um homem de 60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação, com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos. Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue o item. Em casos semelhantes ao apresentado, geralmente é permitido ao paciente, durante o período perioperatório, continuar utilizando as medicações anti-hipertensivas.
Compartilhar