Questões na prática

Dermatologia

Dermatologia

Paciente de 24 anos é trazido ao pronto atendimento pelos familiares com edema em lábios e dificuldade respiratória. Os sintomas se iniciaram há cerca de 2 horas, após ter feito uso de diclofenaco para contusão sofrida em jogo de futebol. A mãe refere que houve um quadro semelhante quando o paciente tinha 7 anos e lhe foi administrada aspirina. Sobre o quadro apresentado, é INCORRETO afirmar:

A
Urticária induzida por medicamentos envolve um ou mais de três mecanismos: IgE-dependente, complexos imunes circulantes e ativação de vias não imunológicas.
B
Certas drogas, como anti-inflamatórios, inibidores da enzima conversora de angiotensina e contrastes radiográficos, podem induzir reações urticariformes, angiodema e anafilaxia na ausência de anticorpos específicos para a droga.
C
Na forma hereditária do angiodema, a urticária é frequentemente encontrada.
D
Febre, hematúria, artralgias, disfunção hepática e sintomas neurológicos podem acompanhar a urticária.
E
A urticária é resultante do acometimento dérmico do edema, enquanto que o angiodema reflete o envolvimento do subcutâneo.
Na hepatite alcoólica usa-se o seguinte critério para a indicação de tratamento com corticosteroide:
Marque a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito abaixo: O paciente é um homem de 58 anos que está internado em um hospital geral para uma cirurgia de hérnia inguinal. Encontra-se em bom estado geral. O exame físico é normal, exceto por alguns nódulos em região cervical, 1 x 1 cm, indolores, não aderidos a planos profundos. O Ht: 42%; plaquetas: 335.000/mm³; leucócitos: 50.000/mm³; granulócitos: 4%; monócitos: 1%; linfócitos: 95%.
São causas de insuficiência cardíaca com função sistólica preservada, EXCETO:
Uma mulher de 55 anos queixa-se de fogacho, secura vaginal e insônia. Nega co-morbidades prévias. G3 P2 A1, sendo que o aborto ocorreu na 3ª gestação e complicou com hemorragia maciça necessitando de histerectomia. Caso a pacientes já esteja em menopausa hormonal, o perfil laboratorial esperado é:
Compartilhar