Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 24 anos, gestante de 20 semanas, em uso de sulfato ferroso, foi encaminhada ao hematologista para investigação de anemia microcítica e hipocrômica, com RDW (índice de variabilidade dos glóbulos vermelhos) normal, mas que apresenta diminuição gradativa de hemoglobina e do hematócrito apesar da reposição de ferro. Apresenta ferritina normal, mas não trouxe dosagem do ferro sérico. Qual o diagnóstico possível e conduta adequada?

A
Anemia de cooley, devendo-se solicitar eletroflorese de hemoglobina, onde haverá nível de hemoglobina fetal > 20%.
B
Anemia ferropriva com complemento de ferro insuficiente; prescrever noripurum EV.
C
Talassemia Minor, devendo-se solicitar eletroflorese de hemoglobina, onde haverá predomínio de hemoglobina A2.
D
Anemia de Doença-Crônica; internar a paciente para investigação diagnóstica.
E
Nenhuma das respostas acima.
Frustrada no sonho de tornar-se campeã olímpica, uma ex-atleta divorciada não relutava em gastar boa parte do salário de frentista em puxados exercícios para "sua princesa" de 11 anos. Numa sessão de ginástica, por desatenção momentânea, a menina acidentou-se e precisou interromper os treinamentos. De modo corrente, os esportes se associam a lesões orgânicas de naturezas variadas e, dentre os seguintes pares, o que se revela inabitual e atípico é:
A pancreatite aguda biliar grave é doença de letalidade elevada. A condução dos casos é difícil e a decisão operatória algumas vezes controversa. Referente à conduta nessa doença, assinale a alternativa correta:
Com relação ao câncer da vesícula biliar, assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a afirmativa CORRETA em relação ao cisto pilonidal:
Compartilhar