Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 24 anos inicia quadro de corrimento vaginal não pruriginoso, com odor fétido que se acentua no período menstrual. Ao exame ginecológico observa-se vagina sem reação inflamatória, presença de discreto corrimento acinzentado e cérvice de aspecto normal. Considerando a principal hipótese diagnóstica é correto afirmar:

A
O teste das aminas provavelmente estará positivo e a microscopia óptica evidenciará escassez ou ausência de lactobacilos;
B
Como se trata de uma Doença Sexualmente Transmissível, deve-se obrigatoriamente solicitar sorologia para sífilis e HIV e tratar o parceiro;
C
O tratamento obrigatoriamente deve incluir uma droga para terapêutica sistêmica;
D
Deve-se colher captura híbrida para Chlamidia trachomatis na tentativa de prevenir possível ascensão bacteriana e salpingite.
Com relação aos transtornos de pânico, são apresentadas as seguintes assertivas: I. O primeiro ataque de pânico costuma ser inesperado, podendo estar relacionado à excitação, ao esforço físico, à atividade sexual e a trauma emocional moderado. II. O exame formal do estado mental durante o ataque de pânico pode revelar ruminação, dificuldade de fala e comprometimento da memória. III. Os benzodiazepínicos e os tricíclicos apresentam melhor resposta em comparação aos inibidores seletivos da recaptação de serotonina. Qual é a alternativa correta?
Durante uma reunião de capacitação em Saúde Escolar para os Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família de um município de médio porte, foi fornecida uma série de informações e de procedimentos relativos à avaliação de acuidade visual de crianças e adolescentes. Os Agentes Comunitários de Saúde devem saber que:
Homem com 38 anos de idade, pedreiro, vem à Unidade Básica de Saúde com relato de dor lombar contínua há uma semana, aos esforços acentuados, a qual não causa limitação de suas atividades diárias. Informa, com bastante firmeza, diminuição da sensibilidade na face lateral da perna esquerda. Ao exame físico apresenta dor à digitopressão lombar com teste de Lasègue negativo bilateralmente. A conduta a ser adotada na sequência deve ser:
Homem com história de impotência sexual progressiva e claudicação intermitente de longa data (> 1 ano), que tem se agravado. Ao exame clínico percebe-se acentuada diminuição dos pulsos femorais. Deve-se pensar em:
Compartilhar