Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Paciente de 24 anos, sexo feminino, portadora de lúpus eritematoso sistêmico, é admitida na Unidade de Emergência queixando-se de dispneia de repouso. Ao exame físico, apresenta taquicardia, pulso filiforme, estase jugular +++/4, PA - 90/40 mmHg, bulhas cardíacas hipofonéticas e ausculta pulmonar com murmúrio vesicular globalmente diminuído discretamente. A principal hipótese diagnóstica é:

A
tromboembolismo pulmonar.
B
pneumotórax hipertensivo.
C
sepses por broncopneumonia.
D
tamponamento cardíaco.
E
desidratação grave.
Recém-nascido a termo, alimentado exclusivamente ao seio materno, está no segundo dia de vida e ainda não apresentou eliminação de mecônio. Teve episódios de vômitos lácteos e posteriormente biliosos. Encontra-se em bom estado geral, com o abdome difusamente distendido e pouco doloroso à palpação. Ao toque retal houve saída de gases sob pressão e fezes liquefeitas fétidas. Nessa situação, há suspeita diagnóstica de:
A respeito do transtorno bipolar, considere as a?rmativas a seguir. I. As manias associadas ao uso de antidepressivos tendem a ser mais leves que os quadros de mania não associados ao uso de antidepressivos. II. A depressão unipolar tende a apresentar-se com mais sintomas atípicos, como hiperfagia e hipersonia, e a ter idade de início mais precoce em relação à depressão bipolar. III. Pacientes com bipolaridade apresentam menor prevalência de transtornos de ansiedade em relação à população em geral. IV. Um paciente com depressão recorrente e com parente de primeiro grau com bipolaridade apresenta grande chance de evoluir para bipolaridade. Assinale a alternativa correta.
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulinodependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direta aos esforços, com redução ao repouso, com desconforto local mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsalva positiva. Para o caso clínico acima exposto, é correto afirmar:
Em que porcentagem de pessoas com sintomas sem explicação médica a depressão ou a ansiedade são a causa desses sintomas?
Compartilhar