Paciente de 25 anos com história de dor torácica súbita, encontra-se chocado (PA de 70/30 mmHg e frequência cardíaca de 120 bat/min) com enfisema subcutâneo na região cervical, sem lesões aparentes dos lábios ou da boca. Qual seria a principal suspeita diagnóstica:
A
infarto agudo do miocárdio
B
lesão cáustica do esôfago
C
síndrome de Boerhaave
D
mediastinite
E
síndrome de Mallory-Weiss
Outras questões
São doenças obrigatoriamente de transmissão sexual:
Responda de acordo com as assertivas abaixo:I. O cisto tireoglosso é palpável na linha média do pescoço, é móvel à protusão da língua e à deglutição, devido a sua comunicação com a base da língua.II. O tratamento é cirúrgico e consiste na ressecção do cisto e do trajeto fistuloso até o osso hioide.III. O cisto tireoglosso pode manifestar-se como um abscesso cervical mediano, com fistulização secundária, ou mesmo sofrer degeneração maligna.
Uma escolar de 6 anos vem ao pronto-socorro com história de febre alta há 24 horas, odinofagia, vômitos e cefaleia. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com hiperemia de faringe e adenomegalia cervical. O pediatra prescreve amoxicilina e, após 24 horas, retorna com exantema maculopapular em tronco e face (exceto em região perioral). Apresenta, ainda, hipertrofia de amígdalas com placas esbranquiçadas e língua bastante hiperemiada e sabugosa. O diagnóstico mais provável é:
Em relação à hanseníase, assinale a afirmação correta.